As brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley





Olá pessoal turubom?

Depois de anos terminei de ler essa saga (são 4 livros) e resolvi asisstir também o filme novamente para fazer uma resenha completa da história.
Começarei falando do livro primeiramente, já que é o assunto do blog néhm?

A sinopse do livro diz:

Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley.
Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas.


Resumidamente, "As brumas de Avalon" é uma versão da lenda do Rei Arthur contada sob a perspectiva das mulheres da vida dele: a esposa, a irmã e a tia tendo como pano de fundo principal a luta religiosa entre os pagãos adoradores da Deusa da terra e os cristãos que aos poucos dominam a Bretanha.

Considero um livro maravilhoso, super bem escrito, com personagens tocantes, e personagens fortes especialmente Morgana (minha preferida) e Viviane, sua tia e mentora.

Avalon nada mais é que um lugar mágico oculto por Brumas onde moças se tornam sacerdotisas em prol da Deusa que aos poucos perde seu espaço e seus adoradores devido a chegada dos cristãos. Tendo isso em mente Viviane a Senhora do Lago e mais alta sacerdotisa prepara um plano para unificar o povo novamente tanto os cristãos quanto os pagãos: ela prepara Morgana para ser sucessora e Arthur seu irmão, o rei que unificará o povo.

No entanto, Arthur se casa com Gwen (no filme se chama Guinevere), uma princesa cristã extremamente irritante que o faz renegar o juramento que fez a Avalon pois acredita que o pecado de "adorar a Deusa" seja o responsável por ela nunca ter concebido um filho.

Aos poucos Arthur se deixa levar cada vez mais pelos cristãos a fim de evitar guerras, para desgosto de sua irmã que deseja que ele cumpra com sua promessa.

O livro é uma ótima fonte de informação sobre a antiga religião, também conhecida como bruxaria natural e também uma ótima forma de perceber como o cristianismo foi usado para aprisionar as mulheres já que as sacerdotisas eram mulheres cultas e livres.

Não tem como eu falar mais sobre a história sem dar spoilers, então vamos parar por aqui e comentar sobre o filme:

A primeira vez que vi eu achei o máximo, por ter Anjelica Houston como Viviane e também porque eu não tinha lido o livro ainda e não tinha como perceber o quão impreciso ele é.

No começo ele até é bem semelhante ao livro original, porém de forma bem resumida, é claro, mas conforme a história vai se desenrolando o filme mistura vários acontecimentos e modifica outros que são cruciais me deixando com um certo ranço. Masss se você quiser um vislumbre da história e também tem assim como eu uma crush na Anjelica, veja o filme. Se gostar do filme, não perca tempo e leia logo esse clássico maravilhoso.

Ele está disponível na Amazon, clique aqui.

E quem já leu, por favor compartilhe suas opiniões :D

Por hoje é só pessoal.

Skoob

segue abaixo o trailer do filme



2 comentários:

  1. Adoro!Li a saga quando tinha uns 12,13 anos. Quero reler. Morgana e Vivienne também são minhas favoritas. Do filme mesmo o que é bom é a caracterização das personagens. Aqueles cabelos e roupas ♥️♥️♥️♥️ Usei muita trança quando tinha cabelão por causa delas. Tenho um carinho especial pela saga, pois quando fiz o vestibular que passei usei ela como exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh sério? q legal. eu também amo cabelão e tranças hehehe.e realmente do filme oq se salva é a caracterização maravilhosa mesmo.

      Excluir