O Livro Certo

Talvez vocês ainda não tenham reparado, mas Brasileiro não gosta de ler. E não me refiro só a livros, falo de tudo mesmo, a começar pelo menu do restaurante. 

Brasileiro tem tanta preguiça de ler que não lê nem os preços no supermercado. Eu sei bem, porque trabalho em um. Às vezes os clientes chegam a me chamar pra verificar o preço de uma mercadoria cuja plaquinha com o nome completo do produto e o preço estão bem na frente do mesmo. Ou então, se é diet, light ou afim, quando a informação está contida na embalagem. 

Brasileiro tem tanto orgulho de não ler, que quando vê alguma pessoa lendo, olha com tanto preconceito e cochicha como se a pessoa fosse de outro mundo, como se fosse um bicho de sete cabeças, um verdadeiro nerd.

Brasileiro tem mania de dizer que não gosta de ler, muitas vezes, sem nem ao menos tentar. Parece até um trauma, de onde será que esse trauma veio?

Em um país onde a leitura é incentivada, quando muito, através dos clássicos, é difícil mesmo que as pessoas peguem gosto pela coisa. Nem todo mundo vai curtir Machado de Assis, mas as criaturas são obrigadas a ler isso na escola e, a impressão que tenho é que acabam achando que todo livro é antigo e com linguagem difícil de entender. Deve ser dai que surge o tal trauma.

No colégio o melhor que consegui em termos de indicação foi José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo. Ninguém me falou sobre Martha Medeiros, Affonso Romano Sant'anna, Marcos Rey, Terry Goodkind, Neil Gaiman, Annie Rice, Dan Brown. Ninguém nem sequer citou Jane Austen! Tive que me virar sozinha por muito tempo até descobrir do que eu gostava.

Eu não acredito que as pessoas realmente não gostem de ler. Acredito que apenas não encontraram o livro certo ainda. Da mesma maneira que nem todo mundo gosta de filmes de romance, ação ou suspense, nem todo mundo gosta do mesmo tipo de livros. 

Existe um tipo certo de livro para cada um. Os breves e interessantes para os iniciantes, crônicas ou contos para aqueles que não tem tempo ou paciência. A solução é saber o que procurar. E se não conhece, pesquise, pergunte. Hoje em dia existem redes sociais como o Skoob onde se pode ler desde a sinopse até opiniões dos leitores sobre o livro. Dinheiro também não pode ser desculpa, já que com a internet se consegue desde as melhores promoções até livros digitais gratuitamente. 

Vamos lá, Brasil. Chega de desculpas e de preguiça. Ler é um passa tempo maravilhoso, um hábito que você também pode adquirir. Não faz ideia do que perde, aquele que não lê.

2 comentários:

  1. Isso é bem verdade. Levei meu singelo livro de 950 páginas pro Natal e me olharam como se eu fosse um ser estranho :P

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, cada um precisa procurar e ler diversos antes de encontrar seu tipo certo. Depois é só mergulhar nas páginas mágicas! Eu por exemplo não curto clássicos brasileiros, mas sou apaixonados por best sellers, leio um por semana sem esforço nenhum, porque gosto. Se a pessoa encontra um gênero que goste acontece o mesmo.
    Abraços :)

    ResponderExcluir