A guerra em quadrinhos

Maus - Art Spielgerman
Gen Pés Descalços - Keiji Nakazawa


Muito já se lançou sobre histórias de guerras na literatura tradicional, entre ficção e biografias. Mas, pra inaugurar minha primeira postagem, resolvi falar do tema envolvendo o universo HQ.
Sempre me interessei bastante pela história do nazismo. Graças à Rê (Lilly Monkey), descobri esse ano uma excelente não-ficção: Maus, de Art Spielgerman. O escritor narra em quadrinhos a trajetória do pai durante a era Hitler e todo seu sofrimento para conseguir sobreviver ao Holocausto, contando como os efeitos da guerra atingiram as gerações da família. Mesmo com os desenhos de um traço até simples, é impossível não se emocionar e se colocar no lugar dos judeus, da sua luta e dor. Foram tão tratados como animais e sem um pingo de dignidade, que me pergunto como os nazistas conseguiam deitar a cabeça no travesseiro à noite. Digamos que o pai do Art foi bastante forte, perspicaz e dotado de muita, muita sorte pra escapar vivo.
Ah, Maus, em alemão, significa “ratos”. É outra coisa interessante do livro: os judeus são retratados como ratos, os alemães como gatos, os poloneses como porcos, os franceses, sapos e os americanos, cachorros. Foi uma pegada irônica do autor, já que nas propagandas nazistas os judeus eram realmente mostrados como ratos.

Mudando um pouco de direção, mas continuando na 2ª Guerra, recomendo também a série de mangá Gen Pés Descalços. Os quadrinhos japoneses de Keiji Nakazawa relatam em 4 volumes a história do garoto Gen, o alter ego do autor, um sobrevivente da bomba de Hiroshima tendo que lidar com as consequências da destruição na cidade.
Eu li o 1º volume, e estou loucamente em busca do 2º (se alguém souber de algum à venda, pode me contatar). É realmente muito profundo, triste e impressionante. Antes da tragédia maior, os japoneses eram ensinados a servir ao imperador como se fosse um deus e, quem era contra a guerra (como o pai do Gen foi), era tratado como um traidor do país, ignorado e rejeitado pela sociedade. Além de fome, a família do protagonista teve que passar por constantes humilhações.
A série Gen virou um marco. Se transformou em live actions, série de TV, animes e até uma ópera.

Pra quem quiser ter um gostinho, assista abaixo o trecho mais chocante do anime, quando a bomba atômica é lançada. Tão perturbador quanto o mangá que, apesar de serem desenhos, são bastante realistas.
Mas, pra quem é sensível demais e fica mal com cenas fortes, talvez seja melhor não ver. Serião. Mas leiam os livros com força.


4 comentários:

  1. parabens pelo primeiro post Manu
    os livros parecem bem interessantes e o videozinho ali é chocante msm :O

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu tinha comentado aqui quando li e não aparece o.O

    Então lá vai: gostei da indicação, vou adicionar na minha lista de leitura, achei bem interessante. E sim, eu vi o video e me arrependi. Por sinal, esse video vai fazer as pessoas perderem a vontade de ler uhuehe

    ResponderExcluir
  3. Só há poucos dias consegui assistir ao video: impressionante, excelentemente desenhado, mostra o que mto filme 'normal' não tem coragem de mostrar. Choca mesmo. E me lembra um filme japonês dos anos 80, Chuva Negra (não é o com Michael Douglas) que fala exatamente da fogo que lambeu o chão, logo após a explosao da bomba.
    Qto a Maus, encontrei no índice da biblioteca volante e já reservei.
    Vlw pelas indicações, Manu.

    ResponderExcluir