Tipos de leitores

Existem várias pessoas que adoram ler, mas você deve saber que, da mesma forma que elas não tem o mesmo gosto, também não possuem os mesmos hábitos de leitura. Algum tempo atrás encontrei uma matéria no site que fala sobre os diversos tipos de leitores que podem haver por ai. Resolvi traduzir e compartilhar com vocês. Não é bem uma tradução literal em várias partes, mas se você ler o original, vai perceber que foi copiado de lá. Os Ranks de usuários do Fórum foram inspirados nessa listinha. Leia o texto e descubra que tipo de leitor você é. Você também pode se identificar com vários. Particularmente, acredito que no fundo, somos um pouquinho de cada um deles.


Leitor Gato (The Cat): Ele engatinha pela casa o dia inteiro roubando olhadinhas naquelas coisas enormes de papel que seu dono deixa sobre alguma coisa. Às vezes, se ele tiver sorte, seu dono deixa um aberto e ele se deita sobre ele e deixa suas páginas macias tocar seus bigode. Ele acha confortável e amplamente satisfatório, especialmente se o lugar for ao sol, onde ele aproveita para ver passar uma tarde caprichosa. Seu dono acha um amor que você está realmente lendo as páginas, mas você não está.  Está só descansando sobre elas. Humanos são estranhos. 

Sugestão de Leitura: os que parecerem agradáveis e estiverem na horizontal.


• O leitor que Odeia (The Hate Reader): esse tipo de leitor finge ser mesquinho, mas na verdade ler algo ruim lhe dá certo prazer. Ele ama o livro odiado quase tanto quanto o odeia. Ele pode até reclamar que o autor não consegue escrever duas frases de maneira apropriada, que o plot é uma bagunça, que as personagens são terrivelmente pobres e desinteressantes ou que a conclusão é ridícula, mas vai devorar o livro até a última palavra. E provavelmente vai atirar o livro longe depois disso, mas vai fazer com uma ponta de satisfação, pois você adora mesmo odiar.

Sugestões de Livros odiados: Crepúsculo, Cinquenta Tons de Cinza.


• Leitor Atrasadinho-Sem-Tempo (Delayed Reader #1): Sem dúvida é um amante de livros e não pode evitar comprar um ou vários sempre que tem a oportunidade. Quando chega em casa os coloca de lado, de maneira reverente, como se fosse uma obra de arte, dispondo-os na estante ou estrategicamente ao lado da cama, prontinhos para serem lidos assim que você puder. Mas ele é muito, muito, muito ocupado e se passam dias ou até meses até que você finalmente os abra. Não é por falta de vontade, e quando finalmente ele ler os esses livros ficará satisfeito pelo aprendizado, profundidade emocional, humor e qualidade do texto encontrado no livro, e vai ficar surpreso de ter esperando tanto para começar a ler. 

Sugestão de Leitura: The Imperfectionists, de Tom Rachman; The Princess Bride, deWilliam Goldman; Lolita de Nabokov; Anne of Green Gables, de L.M. Montgomery. 

Leitor Atrasadinho-Exibicionista (Delayed Reader #1): Este não é um amante de livros, ele compra livros para exibi-los. Se for bem de vida, pode chegar a ter uma biblioteca astronômica só para fins decorativos. E já que ele não perde seu tempo com livros, não vamos perder tempo falando sobre ele. Mas se um dia ele pegasse um livro para ler, provalmente ia adorar e estaria curado

Sugestão de Leitura:  O Grande Gatsby, Orgulho e Preconceito, O Hobbit, E o vento levou,  A Wrinkle in Time, As Crônicas de Narnia.

• Leitor Sonolento (The Sleepy Bedtime Reader): Ele sente que a única hora que tem para ler é antes de dormir. Vai para cama que está tão aconchegado e e o livro em suas mãos é tão bom, mas de repente não consegue abrir os olhos e quando se dá conta são 3 da manhã e está dormindo com o livro sobre o rosto ou segurando-o na mesma posição enquanto dorme. Provavelmente ninguém vai ficar sabendo de sua vergonha, ao menos ninguém além dos personagens do livro, de quem você está ficando um tanto próximo.

Sugestão de Leitura: qualquer um, contanto que você leia sentado em uma cadeira - a menos que goste de dormir com o livro no rosto.


• Demolidor de Livros (The Book-Buster): A casa deste leitor deve ser cheia de livros espalhados por toda parte, as capas amassadas, as páginas com orelhas ou caindo. Ele é um destruidor de livros, mesmo que os ame demais. Ele é a versão Felícia dos desenhos Tiny Toons no mundo dos leitores. Só quer abraçá-los forte e porque os adora tanto, mas nem percebe que os está machucando. Seus livros vão ter desde manchas pegajosas de café, marcas de água e de sol, mas esse leitor vai ficar com eles mesmo assim, pois são livros e ele ama livros.


Sugestão de Leitura: qualquer um, desde que ele obtenha um Kindle ou qualquer outro leitor digital.



• Leitor Multi-funcional (The Multi-Tasker): Este é uma maneira mais gentil de chamar um leitor de promíscuo. Não que ele não termine os livros que começou, mas pratica uma filosofia de amor liberal com todos ao mesmo tempo ou algo do tipo. Ele pode começar o dia lendo algumas páginas de um livro, então algo totalmente diferente no caminho para o trabalho, e quando volta para casa do trabalho, lê outro. E o  que vai levar para cama à noite, também poderá ser diferente. Será que ele confunde os plots (tramas), será que dá mais atenção para um livro do que outro? Talvez sim, talvez não. O fato é que este leitor não está pronto para um relacionamento sério com nenhum livro no momento e fará um ótimo trabalho namorando todos ao mesmo tempo.


Sugestão de Leitura: histórias curtas, contos e crônicas.


O Leitor Cronológico (The Chronological Reader): Ele compra um livro e lê. Compra outro e lê. Se chega alugar em uma biblioteca, lê, devolve e só depois consegue outro. Na cabeça deste leitor existe uma fila, que não deve ser furada. Pode até não saber quando o começou e nem saber quando vai terminar, mas a verdade é que, ele vai ler cada livro de forma metódica e racional até o fim, sem se deixar distrair por outros títulos jamais. Se ele abandonar uma leitura, o fará só se tiver um motivo muito bom e mesmo assim, vai se sentir mal por isso. 

Sugestão de Leitura: Não importa. Esse leitor vai chegar a todos os livros, eventualmente.

O Anti-Leitura (The Anti-Reader): Este é a versão literária daquelas pessoas que dizem "Não assisto Tv, nem ao menos tenho uma!" Esse nunca lê livros, pois os acha grandes demais. Acha até posts em blogs longos demais e geralmente usa comentar com abreviações para mostrar que algo curto também pode ser significativo. Infelizmente são pessoas que reclamam demais e ao invés disso, deveria tentar um volume pequeno (para começar) e se deixar levar pelas maravilhas que os livros podem fazer. 

Sugestão de Leitura: Quadrinhos, Livros Pop-up ou com figuras e com temas que lhe sejam de seu agrado.

Leitor Invertido (The Cross-Under):  Tanto pode ser um adulto que lê livros infantis, com uma criança que lê livros adultos. Este é um leitor que não se deixa levar pelas categorias, é um mente aberta. Quando criança nunca aceitou um  comentário do tipo "Este livro é adulto demais para você" e leu mesmo assim. E nunca mais parou. 

Sugestão de Leitura: Dickens, Fitzgerald, Salinger, Vonnegut, Harper Lee (para crianças) e Collins, Rowling, Alexie, Chbosky, Lowry (para adultos).

 Leitor Esnobe (The Book Snob): Estes são difíceis de impressionar. Só se arriscam em livros que receberam boas críticas e são considerados os melhores. Provavelmente nunca perde tempo com algo que esteja na lista dos Best-Sellers ou os vendidos em promoção. Livros de Bolso o ofendem, ele só toca nos de capa dura - de preferência, algum que seja vencedor de algum tipo de prêmio de beleza ou design.

Sugestão de Leitura: Nomeados ao Pulitzer, mesmo que não tenham vencido.

Leitor Fanático Irrecuperável (The Hopelessly Devoted): Estes se apegam a um autor, e leem exclusivamente as obras dele, seja bom ou ruim, e sem importar a opinião de amigos e família. Todos sabem o que dar de presente a ele nos aniversários e no Natal. Ele é um verdadeiro fã e chega a ficar na fila por um autógrafo.

Sugestão de Leitura: Depende do gosto do leitor. Para mim é Jane Austen.


Ouvinte de Audio-Livros (The Audiobook Listener): este leitor é aquele cujos ouvidos são essencialmente os olhos. Pode ser que ele prefira ouvir seu livro enquanto dirige ou executa outra tarefa, mas também pode ser por pura preguiça.

Sugestão de Leitura: qualquer coisa que o resto do mundo prefere olhar ao invés de ouvir.




Leitor Consciencioso (The Conscientious Reader): Ele odeia ficção. Para ele a leitura deve ter um propósito e ser significativo, ensinar alguma coisa, ter ideais. Por diversão eles podem ler algo na internet, gostam mesmo é de reportagens, histórias reais e jornalismo.

Sugestão de Leitura: Livros de Biografias, política etc.


O Leitor Crítico (The Critic): Para eles é fácil amar ou odiar um livro, mas quando o amam, o façam com muita intensidade. Um livro não é um livro se não falarmos sobre ele, e este tipo de leitor com certeza irá falar. Ninguém conseguirá impedi-lo de trazer referências a metáforas, figuras de linguagem, conceito ou sobre a trama de um livro para a conversa do dia-a-dia. Adora discutir um livro com fervor, mas só com aqueles com intelecto similar ao seu. Acham que Clubes de Leitura são muito "mainstream".

Sugestão de Leitura: Janet Malcolm's The Journalist and the Murderer; qualquer coisa de Haruki Murakami. 

O Leitor Facilmente Influenciável (The Easily Influenced Reader): Se alguém recomendou, deve ser bom. Este leitor ouve a todos, desde a mãe, Oprah e os membros do clube do livro e acredita em todos. Existem tantos livros para ele ler, que é melhor começar logo. Ele já sabe como vai se sentir sobre cada livro e se não, vai procurar no google para saber. 

Sugestão de Leitura: Cheryl Strayed's Wild; Michael Chabon's Telegraph Avenue; Caitlin Moran's How to Be a Woman; Gone Girl by Gillian Flynn. Just because a lot of people recommend them doesn't mean they're not great!

Leitor o Tempo Inteiro / Compulsivo / Voraz / Qualquer coisa vale (The All-the-Timer / Compulsive / Voracious /Anything Goes Reader): Onde quer que ele vá, o que quer ele esteja fazendo, ele vai estar acompanhado de um livro. Não importa realmente qual seja, contanto que tenham páginas com letras para serem lidas ou um e-reader recheado. 

Sugestão de Leitura: Aqui as opções são infinitas porque ele vai levar para o supermercado, a lavanderia, o metrô, ônibus, cafeteria, para uma fila ou sentar em qualquer lugar e ler a qualquer momento.


O Leitor Compartilhador (The Sharer): Ele vai ler algo que gosta e simplesmente não vai mais parar de falar sobre isso. Vai contar para todo mundo que conhece e não irá descansar até que consiga fazer com que todos leiam também. E então, vai querer falar a respeito. Geralmente eles emprestam livros também, e essa é uma boa qualidade.

Sugestão de Leitura: Qualquer livro que ele leia e goste, obviamente. Mas oposto também vale, já que ele pode passar adiante algo que outra pessoa pode gostar mais do que ele.

O Re-Leitor ( The Re-Reader): Ele sabe  o que gosta. E para não correr o risco de ler algo novo que não goste, ele relê os mesmo livros vez após outra, como se eles fossem seus velhos amigos - o que não deixa de ser verdade. Seu lema é "não mexa em time que está ganhando". 

Sugestão de Leitura: Ele provavelmente já deve saber a esta altura.



• O Apaixonado por Livros (The Bookophile): Mais do que leitor, ele é um adorador de livros. Os Antigos, o cheiro deles, os amassados, as com páginas amareladas; os novos, o cheiro deles também, a textura, passar suas mãos sobre eles nas livrarias ou prateleiras. Dos comprados em sebo, das edições autografadas, das versões de bolso e também das novas edições com capa dura, ele ama todos eles. Para ele, livro são um objeto de beleza e ele nunca, de modo nenhum, os machucará.


Sugestão de Leitura: Qualquer um que cair nas mãos dele. Maravilhoso, não?


Leitor "É complicado" (The "It's Complicated" Reader): é uma mistura de vários tipos anteriores e ainda assim, completamente diferente. Cada livro significa um novo tipo de leitor em sua alma, ele se recusa a ser categorizado. É uma forma livre, selvagem. Ele faz o que quer - provavelmente é de peixes. Mas é definitivamente um leitor. 

Sugestão de Leitura: Nem ousamos nos aventurar dessa vez.

Créditos: The Atlantic WireParte 1Parte 2

6 comentários:

  1. Nossa! Amei as categorias, fui me vendo em várias até chegar ao "É Complicado". Eu sou "É Complicado" e vários outros ao mesmo tempo, depende da fase que me encontro... sabe, Cris, é complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, eu também sou uma mistura de vários. Mas o que mais me identifico é o Bookophile. Mas também sou Sleepy Bedtime (já que só consigo pegar no sono lendo), também sou o Voracious, Cross-under (porque ADORO livros infantis), Multi-Tasker e Hate Reader.

      Excluir
  2. Que máximo! Me identifiquei muito com o Bookophile, Multi-task e delayed reader.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, me identifiquei com quase todos! :D
    Sucesso, abraços :3

    ResponderExcluir
  4. eu me identifiquei com o delayerd-reader e o leitor esnobe ahsuahsuaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece, tu lê tudo que cai na tua mão. kkk

      Excluir