A Garota no Trem - Paula Hawkins


* Resenha por Rebeca Maria


Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas.

Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.

Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.


Peguei esse livro pra ler depois de ver o resumo. Thrillers psicológicos me chamam muito a atenção, e eu estava ansiando por uma leitura um pouco mais adulta, séria e pesada. Me pareceu que eu encontraria isso no livro.

E eu tinha uma visão completamente diferente do que eu encontrei no livro, o que me decepcionou um pouco. Eu imaginava algo mais denso, personagens mais complexos e bem explicados. Não sei se eu fui com muita sede ao pote, mas o livro me decepcionou um pouco.

A personagem principal é chata, não cativa, e a cada linha você quer dar um grito nela "Acorda pra vida, Rachel". Então, o início da leitura é um pouco arrastado, lento. Um pouco de paciência é necessária para passar das 20 primeiras páginas. À medida que você vai conhecendo novos personagens, você vai vendo que a história pode, sim, ser boa, pois alguns deles são interessantes e merecem medalhas de ouro por aturarem a Rachel.

Spoiler! Logo de início percebemos que Rachel é uma mulher problemática, depressiva, sem nenhuma auto-estima e alcoólatra vitimista. Tudo é um bom motivo para sofrer pelo Tom -o ex dela- e tudo é um excelente motivo para beber um ou dois copos de Gin. Com isso, ela tende a observar os outros e imaginar como seria a vida deles. É onde entram Megan e Scott, o casal que Rachel imaginou ser perfeito e pensa em toda uma vida de rosas para eles. Coincidentemente, eles moram praticamente vizinhos à ex casa de Rachel, onde Tom, agora, mora com a nova mulher e a filha. Quando Megan desaparece, tudo fica um pouco mais interessante no livro. Principalmente porque Rachel viu tudo, mas, como era de se esperar, estava bêbada e não lembra de nada.

A nossa visão é a de Rachel, então começa a ficar interessante nos perguntar onde está Megan, está morta? Fugiu? Se está morta, quem matou? Todos os personagens que aparecem no livro, salvo Cathy (💖), se tornam suspeitos, e a cada capítulo -e nova visão- o suspeito principal muda.

Eu pensei várias vezes em abandonar o livro, porque eu já estava odiando todos os problemas da Rachel, e alguns trechos de linguagem do livro são... baixas... e, apesar de serem cotidianas, eu não gosto. Mas fiquei curiosa pra saber o final -que tanto diziam que era ótimo- e não queria simplesmente pular para as últimas páginas. Persisti.
Admito que tinha outra ideia de thriller psicológico, imaginava algo mais sanguinolento, com um serial killer ou algo do tipo. Ou um suspense bem pesado... mas encontrei uma bêbada no meio do caminho que se meteu numa enrascada e quase não consegue sair dela.

O final surpreende, de uma certa forma. E nos faz pensar que não é uma realidade tão absurda, e que isso deve acontecer mais do que imaginamos, apenas não temos notícias sobre. Mas uma coisa o livro acertou. Você não tem certeza de quem é até chegar nas últimas páginas. Esse foi o trunfo -talvez único- do livro, e talvez seja responsável pelo sucesso que ele fez.

De 1 a 10 eu daria 7. Não é um livro totalmente ruim, mas não é excelente. Vale a leitura pela curiosidade, mas não botaria esse livro à frente de outros.


* Resenha por Rebeca Maria

Um comentário:

  1. fiquei com vontade de ler por causa do filme que achei muito massa o twist que deu. tá na listinha já.

    ResponderExcluir