O Jardim dos Esquecidos - Virginia C. Andrews

Os quatro filhos da família Dollanganger levavam vidas perfeitas - uma bela mãe, um pai amoroso e dedicado, uma linda casa. De repente, o pai morre num desastre automobilístico e a mãe fica endividada e não possuí qualificações para ganhar a vida e sustentar a família. Assim, decide escrever aos parentes - seus parentes milionários, dos quais as crianças nunca tinham ouvido falar. A mãe lhes fala dos avós ricos, de como Chris, Cathy e o gêmeos levariam vidas de príncipes e princesas na luxuosa mansão dos avós. As crianças deleitam-se com as perspectivas da nova vida, até descobrirem que existem algumas coisas que a mãe nunca lhes contou. 

Os livros
O Jardim dos Esquecidos é o primeiro de cinco volumes que conta a história da família, às vezes chamada Dollanganger e outras Foxworth.

01 - O Jardim dos Esquecidos [skoob]
02 - Pétalas ao Vento [skoob]
03 - Os Espinhos do Mal [skoob]
04 - Sementes do Passado [skoob]
05 - Jardim de Sombras [skoob]

Um pouco sobre a história

Esse romance de terror, conta história trágica de quatro irmãos, cuja vida sofre uma terrível reviravolta, ao se verem subitamente passarem de filhos amados a segredos trancafiados em um sótão.

Depois da morte do pai das crianças, a mãe de Christopher, (14), Caty (12) e os gêmeos Cory e Carrie (5), se vê sem condições de sustentar a família e resolve pedir asilo aos avós milionários de quem as crianças nunca havia ouvido falar. As crianças são iludidas que serão ricos e viverão em uma casa enorme com todo o conforto que podem imaginar e todas as coisas que sequer sonharam em comprar. Mas elas acabam descobrindo que seus avós são severos fervorosos religiosos e que, um segredo fazia com que ambos não aprovassem o casamento de seus pais. Dessa maneira, a avó e a mãe trancafiam as crianças no quarto, com a promessa de que, assim que seu avô perdoar a filha, colocando-a de volta no testamento, eles poderão sair do quarto e viver suas vidas de riqueza. Mas as horas logo se transformam em dias, que se transformam em meses sem que as crianças possam sair do quarto.

A história é contada por Caty, que consegue relatar ao leitor toda a agonia e desespero vivido pelos irmãos durante o tempo infindável que permanecem cativos sob o olhar severo da avó, que os trata como filhos do demônio. A trama é forte e envolve traição, segredos e até incesto. São intrigantes as emoções de atração e repúdio que a leitura desse livro nos proporciona. É revoltante e injusto em alguns momentos, errado mas compreensível em outros.

As personagens são cativantes e tão reais que é impossível não se sensibilizar com sua situação dos quatro irmãos, que acabam por ficar cada vez mais unidos ao serem negligenciados e esquecidos no sótão.  A soma de tudo é que não conseguimos parar de ler a fim de descobrir até onde essa situação bizarra vai e, qual será o desfecho da história.

Os Filmes

Essa história possui, até o momento, duas adaptações em tempos diferentes. 

Flores no Sotão / O Jardim dos Esquecidos (1987):  O título deste filme, às vezes é encontrado também sob a tradução fiel ao título original do livro "Flowers In the Attic". Em compensação, a história não é tão fiel assim ao livro. Os atores maiores são visivelmente bem mais velhos do que na história original, o que tira boa parte da "graça". Além disso, o final foi obviamente distorcido - é tão gritante, que mesmo antes de ler o livro, já sabia que o final soava diferente ao resto da história. - Mas o filme não deixa de ser muito bom. O filme em si já é melancólico, mas a melodia triste que faz parte da trilha do filme, faz com o mesmo seja ainda mais agoniante e aterrorizante.

Foi através deste filme que conheci a história, quando ainda era criança. Nem preciso dizer que foi tão marcante para mim que nunca mais esqueci. Também nem preciso ressaltar que não é nada indicado para crianças.

O Jardim dos Esquecidos (2014): Se o primeiro filme foi o que me fez conhecer a história, o segundo foi
o que me levou de volta à ela. Esbarrei nele por acaso em um site de filmes e, ao lembrar da história, resolvi pesquisar e descobri que eram uma série de livros. Consegui todos em ebook e comecei a ler em seguida.

Depois de ler o livro, descobri que essa versão é a mais fiel, com atores mais novos e bem mais fiel aos acontecimentos no início.

A melhor notícia é que, o planejado é que sejam gravadas também as sequências, sendo que o segundo "Pétalas ao Vento" já está sendo comentado também.

Apesar de muito forte e marcante (e nem sempre pro lado positivo), não consigo evitar o apego a esta história intrigante e bizarra, talvez até por tê-la conhecido tão nova. De qualquer maneira, recomendo fortemente a leitura.

14 comentários:

  1. Onde vc conseguiu os e-books? poderia me mandar por e-mail? taina_guimaraes@yahoo.com.br, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria que me enviasse se você tiver, tentei acessar e não consegui. jessicadeogene@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Envia pra mim tbm elanibrandaooliveira@gmail.com.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria que você me mandasse se puder. Obrigada Carlacosta6991@Gmail.com

    ResponderExcluir
  5. A meses tnto encontrar estes e-books, envie-me se puder? mariareginadumba@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. ME ENVIA TB POR FAVOR: JVSOAB@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  7. Estes livros são maravilhosos!!! Li à muito tempo, provavelmente na época em que saíram por aqui, mas não possuo mais os livros :( Por favor, se você tiver os e-books, manda pra mim? megprioli@yahoo.com.br, desde já agradeço!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante, poderia também me mandar por e-mail?
    lugarfrio@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Li estes livros qdo adolescente, gostaria do eBook, poderia me enviar? rocmatos67@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Li estes livros qdo adolescente, gostaria do eBook, poderia me enviar? rocmatos67@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Manda pra mim porfavor. Quero muito ler elianebrasil27preta@outlook.com

    ResponderExcluir
  12. POR GENTILEZA VC PODERIA ME EVIAR
    luciana3ariadnes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Alguém poderia me enviar os eBooks fabio_para@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Alguém poderia me enviar os eBooks? mcampos1062@gmail.com

    ResponderExcluir