A disputa entre Livro Físico x Livro Digital



Em tempos de tecnologia, devo ser das poucas românticas adoradoras de livros que não faz caso entre livro de papel e livro digital. Sim, eu morro de amores por livros físicos; adoro como eles ficam na prateleira, adoro o cheiro deles e principalmente, adoro lê-lo, mas não posso negar que os digitais mudaram minha vida.

Eu sou daquelas que odeia esperar, seja na sala do dentista, seja no ponto de ônibus e adoro matar qualquer 10 minutos de espera com uma boa leitura. Nem sempre eu tenho um livro comigo, mas sempre tenho meu celular, que é equipado com vários títulos em epub e já cansaram de resolver o problema.

Outra mania que tenho é cair no sono lendo. Com livros físicos eu preciso desligar minha luz de cabeceira e largar o livro em um lugar seguro para evitar que amasse ou estrague; tudo isso quando já estou caindo no sono. Com essa minha nova mania de ler no celular, tenho a vantagem, por exemplo, de poder ler debaixo das cobertas nos dias frios. Ele também é pequeno,  não pesa quase nada e se apaga sozinho, de modo que nem me preocupo em ter que largar pra não amassar ou desligar alguma coisa quando caio no sono. Só largo o celular na cama mesmo e sigo dormindo.

Para quem estuda, também é um prato cheio. Parece bobagem, mas só quem carrega aquele peso em livros pra faculdade sabe que maravilha é levar quantos livros quiser em um e-reader, tablet, celular ou qualquer outro aparelho eletrônico. Os livros digitais podem não ser tão prazerosos,  mas sem dúvida são mais práticos.

Em relação a preço, sempre vou achar que os livros no Brasil são vendidos a preços muito altos. Tanto livros físicos quanto digitais poderiam custar menos e ser mais acessíveis a uma população que já não é tão adepta a leitura. Sem os custos de impressão, seria de se acreditar que e-books, custariam menos ainda e só posso lamentar que essa não seja a realidade.

Para por fim a discussão, penso que a melhor atitude diante da nova tecnologia, seja olhar para os livros digitais como uma adição ao modo de leitura, não uma escolha a ser feita. É desnecessária toda essa discussão sobre o que se acha melhor, quando podemos aproveitar as duas opções conforme melhor nos convier.  Já temos que combater preconceito de raça, credo, escolha sexual, por favor, não me venham com preconceito com formato de livros.

6 comentários:

  1. pra mim ambas as leituras são boas, mas concordo que a magia maior fica com os livros físicos mesmo.. concordo também que o valor de qualquer livro no brasil é absurdo, estou namorando dois (como se não tivesse uma fila de leitura enorme) há alguns meses, vou aproveitar o desconto de aniversário pra comprar, mas ver ser livro real pq os e-books estão num preço absurdo, é somente um arquivo com o livro e a gente paga quase o preço do livro físico, uma pena..

    ahh, ontem mesmo li um artigo no jornal da minha cidade que a "mania" dos e-books não havia "pegado" em ijuí, acho que isso se deve em parte ao fato das pessoas preferirem ler em tablet ou notebook, que são bem mais caros que um celular (ou um mp5 no meu caso)..

    bjos amiga..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive tablet e achei muito grande e pesado pra ler. Me acertei com meu motorola fire aliado ao formato epub. Qualquer celular com android é muito bom de ler.

      Excluir
  2. Sempre vou preferir um livro de papel - a praticidade, o cheirinho, o textura do papel, a sensação do livro nas mãos, tudo é maravilhoso em um livro, mas admito que baixando ebook feito louca como tenho feito, um leitor de ebook é meu sonho de consumo atualmente. Tenho quebrado o galho com mp4 e mp5, mas eles cansam a vista por causa do brilho.

    Outro problema com mp5 descobri há pouco tempo: baixei um livro sensacional sobre a época e costumes de Jane Austen, CHEIO de gravuras lindas da época. Quer dizer, no mp5 não tem como visualizar pdf ou word e ficar lendo no pc nem pensar. A solução seria um reader.

    A Adrika me contou que o reader da Positivo que ela comprou é excelente - protege os olhos e tem vizualização de pdf, word e outros formatos.
    Seriamente, é o sonho da minha vida.

    Tudo mto caro: livros físicos, ebooks, aparelhos, tudo. ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, tu vai ver que o melhor formato atualmente é o epub. Mostra imagens e tudo mais, mas é flexível no tamanho da letra.

      E depois me passa esse livro da sobre a época da Jane. ;)

      Excluir
  3. Concordo inteiramente com você. Tirou as palavras da minha mente.
    Adorei o blog, super leve, carismático, agradável. Sucesso.
    Abraços :)

    ResponderExcluir