As memórias de Cleópatra - Margaret George


Bom, esse livro é na verdade uma trilogia, sobre a vida da rainha do Egito, do ponto de vista dela mesma, ou seja, escrito em primeira pessoa, como se fosse um diário.

Eu sempre fui super mega hiper fã da história do Antigo Egito, Grécia e Roma, as aulas de história na faculdade eram uma diversão pra mim, então quando descobri essa trilogia por acaso, já fiquei louca por ela antes mesmo de saber o que era.

Eis que num belo fim de semana de 2001, eu e umas amigas fomos passar o fim de semana numa fazenda e elas foram andar a cavalo e eu fiquei na casa, porque eu morro de medo de cavalos. Enfim, lá estava eu sem o que fazer e uma delas deixou esses livros em cima da mesinha de centro, e eu como curiosa nata dei umas folhadas no livro.

Sendo assim, encontrei 3 coisas no livro que já me fizeram querer ler mais:

1- Uma mulher cheia de idéias revolucionárias
2- Um romance bem escrito
3- Um fundo histórico super bem caracterizado pelo fato de a autora ser Egiptóloga e tirando os detalhes sobre o romance, é tudo verídico baseado em acervo histórico mesmo.

Resumindo, fiquei foleando tanto os livros na ausência delas que acabei contando coisas a respeito da história que minha amiga nem tinha lido ainda #vaca HAHA

A trilogia se tornou uma obsessão pra mim e como naquela época eu dependia da boa e velha mesada, acabei comprando só o primeiro, cujas 600 páginas foram lidas em - acredite se quiser - uma semana.

Eu não aguentava de curiosidade e pedi emprestado os outros pra outra amiga que já tinha lido os três e mais 2 semanas devorei os outros dois.

E tudo isso é para mostrar o quão boa é esta trilogia, cujos nomes são:


Livro 1: A filha de Isis
sobre a infância e início da vida adulta da jovem Cleópatra.

Livro 2: Sob o signo de Afrodite
eu chamo de livro lua-de-mel porque é o único que não acontece nenhuma tragédia. trata-se da acensão do Egito.

Livro 3: O beijo da Serpente
sobre a guerra com Otávio (sobrinho de Júlio César) e seus últimos momentos de vida.



Já me estendi muito então vou dar mais alguns motivos para ler:


1- Cleopátra foi uma mulher tão a frente de seu tempo que acabou pagando por isso. Aos 21 anos, ela já era rainha e mãe sem ser casada. Rainha por direito sanguíneo, o que era ABSURDO na época. O Egito se tornou o país mais rico da época durante o reinado dela.

2- Se você é de descendência italiana como eu, você fica com raiva de si mesmo porque os romanos eram completamente bárbaros e desatualizados em relação ao Egito. (Que odiava árabes, Cleo se revira no sarcófago atualmente LOL)

3- Mais que o romance, é contado em detalhes os fatos históricos e políticos da época como se estivéssemos dentro da história.

4- Você vai perceber que apesar de ser a atriz que melhor representou a Cleópatra, o filme com Liz Taylor deixou muitos furos históricos.



Resumindo, traga um pouco de cultura para sua estante e LEIA JÁ essa trilogia.

A autora também escreveu algo do gênero sobre Maria Madalena, que estou louca pra ler.
SkoobE-book

7 comentários:

  1. Tu nunca tinha me falado sobre esses livros. Fiquei louca para ler. Adoro Egito também e sempre ouvi falar bem da "Cleo". E agora pra achar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleo é minha girl crush hahaha, tentarei achar, tem mais gente louca por esses livros, se vc morasse aqui, te emprestava :/

      Excluir
  2. Cleo sempre foi intrigante e mto mal descrita e compreendida na história. Se vc assistisse o seriado Roma, ia ficar morta de raiva, Kah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por isso que amei esses livros Ana! a autora até explica no final que a maioria das coisas que falam sobre ela são mentirosas porque se tratam apenas da visão invejosa dos romanos :/ eu nem vi Roma pra não ficar puta hehe

      Excluir
  3. Poxavida, Kah, não faz isso comigo! Fiquei louca pra ler esse livrou, sou apaixonaaaada pelo Egito! tbm adorava as aulas de história sobre civilizações antigas, mas o Egito... é o egito.
    Agora ficarei aqui sofrendo, querendo ler. =~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris tá em busca do e-book, eu tb vou dar uma olhada, qualquer coisa te aviso *_*

      Excluir
    2. Eu ia oferecer, mas a Re nao gosta de ler em ebook...

      Excluir