Feira do Livro 2012

Foto retirada de ClicRBS
40ª Feira do Livro em Pelotas

A Feira do Livro em Pelotas sempre é esperada por mim com grande empolgação. O evento é realizado na Praça Coronel Pedro Osório, que é um lugar lindo e muito agradável para passar um tempo com a família e amigos. Ao se adicionar literatura a este cenário, deveria ser melhor ainda, mas infelizmente a feira fica devendo na questão mais importante: livros.

Para começar, as livrarias principais - que ficam ao redor da fonte das Nereidas - são extremamente careiras. Claro que podemos ver novidades em livros, mas nunca se consegue encontrar ofertas especiais.  Não existe vantagem nenhuma para o consumidor nesse aspecto, é como ir a uma livraria da cidade em qualquer dia comum.

Nos sobram então os corredores da praça que se afastam do centro, onde encontramos outras livrarias menores, palco de shows, bancas da praça de alimentação e o mais importante: os Sebos, ótimos lugares para resgatar a preços acessíveis, aqueles exemplares antigos ou clássicos que já não são mais publicados. Mas ai encontramos novas decepções; Além de atualmente só dois sebos participam da feira, parece que ambos só se preocupam em brindar os consumidores com saldos e nada mais. A procura é curta e o resultado é insatisfatório. 

Foto Letícia Schinestsck
Nesta edição, ouvi a afirmação que a grande preocupação era justamente em ter uma feira voltada aos livros, à literatura e que inclusive as atrações teriam a ver com o tema. Seria uma feira diferente e que deveria marcar história. Mas aparentemente os organizadores esqueceram de comunicar isso aos expositores, que responsáveis pela parte mais importante. Estes continuam oferecendo poucas opções aos leitores.

Em uma das bancas cheguei a ouvir uma afirmação que me deixou extremamente chateada. Um cliente perguntou ao dono do sebo se ele tinha "O Pequeno Príncipe" e recebeu como resposta simplesmente "Não. Na loja eu devo ter, mas não trago esses livros para a feira". Isso prova que a intenção deles é simplesmente vender aquilo que é estorvo e deixar os livros bons para os clientes que forem na loja. E o pior de tudo, é que não é a primeira vez que escuto uma resposta dessas.

No fim, a única modificação que se vê é no sentido de atrações ou na praça de alimentação. Todas as bancas de livrarias e sebos tem sempre o mesmo tipo de material que ou é caro, ou ruim. Claro que o local é agradável e acaba fazendo valer o passeio, mas algo deveria ser feito em termos de melhoria e inovação.  Só assim, os livros voltariam a ser as estrelas da feira, ao invés dos meros coadjuvantes que são hoje. 


Saldos da Feira

Embora a pilha tenha sido muito menor do que eu gostaria, alguns livros eu consegui trazer para casa: 

• A Trajetória das Danças de Negros na Literatura Pianística Brasileira - Marcelo Macedo Cazarré

Este foi uma surpresa muito agradável, pois é do meu querido amigo e companheiro de leitura, Marcelo. Ele me acompanhou na feira e acabou encontrando o livro dele a venda e me deu de presente autografado.

•  A Herdeira - Sidney Sheldon
Valor: 5,00. 

Encontramos este no Sebo e o Marcelo me garantiu que é bom, então comprei pela indicação dele. 

•  O Paciente Inglês - Michael Ondaatje
Valor: 5,00

Geralmente os livros que acabaram virando filme me interessam. E mais ainda quando eu gosto do filme. Os livros sempre são melhores. 

•  Complete Sonnets and Poems - William Shakespeare
Valor: 5,00

Uma edição de 1966 de Sonetos e Poemas completos de Shakespeare no idioma original... um livro que será minha relíquia para o resto da vida!

•  O Pacto  - Joe Hill
Valor: 19,90

Comprado na minha nova livraria favorita - já elogiada aqui anteriormente - Cia dos Livros, onde os atendentes são ótimos. Resolvi comprar outro livro do autor Joe Hill depois de ter adorado "A Estrada da Noite".

• Facebook   Site Oficial

5 comentários:

  1. Ahh queria tanto ir, mas sabe né moro no fim do mundo e perto daqui nunca tem nada.

    saldo pequeno? o que seria um grande? hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria achar coisas diferentes tipo o último da Cleopatra que tu indicou, mas é parece uma tarefa impossível. Só tem romance estranho e velho, Agatha Christie e Sidney sheldon...

      Excluir
  2. aqui em ijuí nossa feira do livro tem alguns problemas também, ela se realiza na praça, assim não há gasto para "entrar" mas assim como pra vc cris os livros têm o mesmo preço que nas livrarias, a variedade não é grande e pra ajudar os sebos nem costumam participar.. assim é complicado fazer uma compra, costumo comprar muito mais coisas na net que na feira.. beijos amiga..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que é o mesmo caso nas duas cidades. Ao menos não pagamos pra entrar.

      Que coisa triste a falta de incentivo a leitura nesse país. No mínimo os livros deveriam ter preços bem mais acessíveis.

      Excluir
    2. cris tive que recomentar o blog, pq essa semana foi a feira do livro de ijuí, fui dar uma conferida, meia dúzia de lojas, com preços exorbitantes, NENHUM sebo e raríssimas promoções e as que encontrei ou eram de livros infantis, ou de livros que já tenho, ou em lojas que só se podia comprar em dinheiro vivo, posso com isso?? comprar na feira só livro pra criança, tinham alguns bem simplinhos por 5 reais, de resto NADA.. falta de incentivo total.. tudo bem que a gente não paga pra entrar mas não aproveita nadinha também.. beijos amiga..

      Excluir