Tablet Genérico

Se você é daqueles leitores que morre de vontade de ler em um Tablet, mas acha que eles custam preços exorbitantes, aí vai uma boa notícia: se seu propósito for somente leitura, existem vários tipos bem mais acessíveis que também quebram o galho, basta conseguir instalar alguns programinhas básicos.

Alguns dias atrás comprei um Tablet Vision 7", com Android 2.2, 2GB de memória interna. Bem básico mesmo, nem camera ele tem, mas achei que valia a pena porque paguei menos de R$ 200,00 por ele. Meu irmão já tinha tido um dessa marca e o dele já vinha com um leitor de e-book instalado, então levei um susto quando notei que o meu não tinha nada. Outro susto foi quando, ao tentar baixar pelo Google Play, o site me exibia uma mensagem dizendo que meu aparelho não fazia parte dos aparelhos credenciados e por isso eu não podia baixar nada.

Mas no fim encontrei uma solução e resolvi compartilhar pra quem tiver interesse em se aventurar em uma proeza dessas.

1. Leitor de E-Book: FBReader
Tentei vários, mas o único que funcionou mesmo foi o FBReader. Mas pra mim ele tem funções suficientes.
* Com a internet ativada, Baixe pelo tablet mesmo pelo App Market que vem instalado no aparelho. Vá em Categorias > Ebook > encontre, baixe e instale FBReader.

2. Conversor de Arquivos Epub: Calibre
O FBReader só lê arquivos no formato epub, você pode procurar livros nesse formato, mas para converter oque você já possui, você vai precisar instalar no seu computador o programa Calibre. Converta os aquivos de pdf para epub e coloque no cartão de memória no tablet (o cartão de memória é obrigatório pro programa rodar).

Depois disso é só abrir o programa, abrir o menu e adicionar os livros. O FBReader tem algumas opções pra ajudar na leitura, você pode mudar plano de fundo, cor da fonte, estilo, tamanho e claro, bookmarks para saber onde você parou.

Veja como ficou:
Capa do Livro "Maligna"
Fonte e cores configuráveis


Com esse programas você já está pronto para leitura, mas você provavelmente também vai querer usar seu tablet para navegar na internet. Para isso eu recomendo a instalação do Opera, você consegue também no App Market. O navegador é ótimo, além de rápido é muito gostoso de navegar. Sem comparação.

Então fica a dica para quem quiser desfrutar de uma boa leitura, desembolsando bem pouco.

EDITADO: Importante dizer, que a dica também serve para qualquer celular com android. E um site legal onde se encontram livros no formato epub é o epubr.com.br.


Um comentário:

  1. Ai, Cris, fica lindo ler assim! Tava pesnando em comprar um mp5 pra ler meus ebooks, mas esse tablet me deixou em dúvida.
    Super obrigada pelas dicas, amore! bjks

    ResponderExcluir