Deixando sua marca em seus livros

Todo apaixonado por livros tem as suas manias. Assinar o seu nome, marcá-lo como seu, é uma prática bastante comum para colecionadores de livros. Mas muitos consideram que isso desvaloriza e até enfeia o livro, outros simplesmente querem dar um toque mais sofisticado a sua coleção. Pensando em uma solução para esse problema, lembrei daquelas etiquetas que às vezes vemos em alguns livros, principalmente os antigos.

Pesquisando sobre o assunto, descobri que essas etiquetas são conhecidas como Ex-Libris (do latim literalmente "dos livros", mas usado como "da biblioteca de" ou "dos livros de") ou Bookplates (do inglês, Placas de Livros).  

A prática é muito antiga, onde se usava desde etiquetas de papel até carimbos feitos com argila. Os símbolos e desenhos sempre eram criados para mostrar algo que lembrasse o dono da biblioteca. Em alguns casos, além de denominar propriedade, na idade média o Ex-Libris também continha ameaças para o espertinho que resolvesse não devolvê-la ao dono. Um livro do século XII, da abadia parisiense de Santa Genoveva, trazia por baixo do título a seguinte etiqueta: "Este livro é de Santa Genoveva. Quem quer que o furte, ou acoite, ou esta marca apague, excomungado seja!". Existe inclusive um caso em que os xingamentos enchiam meia página, no livro de um determinado código do mosteiro de Marbaque, Alsácia.

Hoje em dia, os Ex-Libris ainda são bastante usados e ainda contém símbolos ou figuras que lembram o proprietário do livro. Feitos em papel, carimbo ou vendidos em cartelas com adesivos coláveis, existem tantos modelos, indo dos mais simples, aos clássicos, rebuscados, coloridos e modernos, que é até muito difícil escolher. 

Se ficou interessado, algumas ideias são facilmente encontradas na internet e para quem se aventura no Photoshop, podem ser facilmente confeccionados. Se precisar de inspiração, deixo exemplos e alguns pré-prontos para download.

• Sites: Squidoo / Curled up With a Book / Orange You Lucky• Imagens Prontas para Download: Anjos / Bailarina / Coruja / Preto e Branco / Colorido Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário