A volta do Parafuso - Henry James

A volta do Parafuso - Henry James

"Em uma mansão no interior da Inglaterra, uma governanta é encarregada de cuidar de duas crianças órfãs. Apesar de Miles e Flora se comportarem bem, serem inteligentes e afetuosos, há um desconforto crescente no ar, sobretudo depois que um misterioso e assustador estranho é visto nas redondezas, aparentemente procurando algo - ou alguém. A governanta terá então de lutar por seus pupilos, numa aterrorizante batalha contra o mal - uma batalha cujo desenlace será tanto mais terrível." 




A primeira coisa que você precisa saber sobre esse clássico é que trata-se de uma obra ambígua. A intenção do autor é justamente nos deixar em dúvida sobre os relatos. Por isso, não se preocupe em encontrar respostas certas ou erradas.

A grande dúvida será sobre em quem acreditar. Na preceptora que está contando a história, ou nas crianças que dizem não ver assombração nenhuma? Dessa maneira, os leitores irão se dividir em dois grupos: Alguns vão ver o livro como de suspense sobrenatural outros como suspense psicológico e, como eu já disse, nenhum estará errado.  

- Flora & Miles -
Os Inocentes (1961)
- A Professora -
Lugares Escuros (2005)

No filme de 1961, a explicação da expulsão de Miles da escola fica a cargo da maldade que o menino assume, chegando a afirmar que maltratava animais algumas vezes. Já o filme de 2005, o distúrbio mental da professora é atribuído a abusos que ela sofreu na infância, inclusive é um mal que ela acredita que as crianças também sofreram.
Deixo os dois links para quem se interessar.

Durante a leitura, descobri dois filmes que foram inspirados no livro e procurei os dois para assistir. Gostei de ambos, mas a grande diferença entre eles o livro é que, ao contrário do livro, os filmes pendem mais para um lado ou para outro, tendo já a sua interpretação bem definida. 

O primeiro se chama, Os Inocentes (1961), é um filme em preto e branco que realça a ideia dos fantasmas que perseguem as crianças e estes realmente escondem que mantém contato com eles, enquanto a preceptora  tenta de todas as formas salvá-los.  Trata-se de uma história paranormal.

No segundo filme, Lugares Escuros (2006), a história é trazida para a atualidade e a babá é claramente mostrada como perturbada e com passado problemático, onde a babá tenta proteger as crianças de um perigo que não existe. Trata-se, então de uma história com fundo psicológico.


Nos filmes também é interessante realçar que, algumas outras informações são acrescentadas que o livro simplesmente não cita, ou apresenta-as de forma evasiva.

Depois do fechamento da resenha, minha amiga Clarisse me indicou mais um filme, The Turn Of The Screw (2009). Na minha opinião é o mais fiel de todas as versões cinematográficas, principalmente porque mantém a dupla interpretação que é tão interessante no livro.

Além dos filmes, o livro A menina que não sabia ler de John Harding também lembra muito "A outra volta do parafuso". O livro faz várias referências ao clássico, desde o cenário, a descrição das personagens, o nome dos mesmos e também conta com uma boa pitada de mistério que nos faz até chegar a pensar no início que se trata da mesma história, só que contada por uma das crianças. Depois o livro toma outro rumo, mas o final o autor tenta nos deixar em dúvida da mesma forma que Henry James. 

Se eu já recomendava "A menina que não sabia ler" o livro que, sem que eu soubesse, é inspirado em "A outra volta do parafuso", agora recomendo os dois. Se você gosta do estilo, vai achar muito interessante e com certeza vai passar vários dias pensando e repensando as respostas para a história. Minhas únicas recomendações são que você leia o original em inglês ou consiga uma tradução muito boa, já que o livro é cheio de frases de duplo sentido que são essências para o bom entendimento e formulação da sua teoria (eu li a da L&PM e está muito boa) e que você mantenha a mente aberta. Sente e aproveite a viagem maravilhosa que é essa história. 

Por sinal, para evitar spoilers, eu criei dois tópicos na parte de Debates do livro no Skoob.
 Qual sua visão sobre o livro "A volta do parafuso"?


Skoob • E-book  Ler Online


3 comentários:

  1. Isso, Cris, me deixa super curiosa pra ler os livros... pelo menos eu tenho o ebook de A Volta do Parafuso. Vou pular ele na fila, ehaeah.
    Não conhecia esse filme "Lugares Escuros", cou procurar pra assistir.

    ResponderExcluir
  2. Marquei esse livro pra ler justamente depois de ter visto Os Inocentes :D
    Não sabia que o livro não "pendia pra nenhum lado". Realmente dá pra pensar que a babá está certa sobre tudo o que acontece.

    ResponderExcluir
  3. A Clarisse me indicou mais um filme. Esse é "The turn of the Screw" o mesmo nome do livro. Só vi algumas cenas mas pareceu bem interessante.

    http://www.imdb.com/title/tt1577883/

    ResponderExcluir