Um dia - David Nicholls


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Mais um livro que não conheci passando a mão pelas estantes da Saraiva. Foi vendo o trailer do filme – que provavelmente estreará mês que vem – e descobrindo, então, que foi adaptado de um romance. Chorei com aqueles 2 minutos de vídeo e corri loucamente atrás de um exemplar pra ler, antes que a tentação do cinema me arrebatasse.

Em e Dex, Dex e Em. David Nicholls parece ter escrito pensando como um roteiro cinematográfico. É tudo tão vívido na sua cabeça enquanto lê, que parece mesmo um filme. Você pode pensar que deve ser estranho uma história contada desse jeito. Por 20 anos, sempre no mesmo dia: 15 de julho. Mas cada ano vai se emendando no próximo de forma impecável, que é impossível sentir algum desconforto ou cansaço. Emma e Dexter são personagens muito diferentes um do outro, mas pude me identificar incrivelmente com cada um. Os diálogos são adoráveis, engraçados e inteligentes.

Um dia nos faz pensar em como administramos o nosso tempo. O que queremos agora pode não ser o que estaremos fazendo em 10 anos. Como esses anos podem interferir no nosso modo de ser, e que deixar para falar de certas coisas amanhã pode ser tarde demais.
Bom, creio que deve ser impossível não gostar desse livro. Não deve ser difícil mergulhar nas histórias que se entrelaçam e se ver nelas, de alguma maneira. Em suma, 411 deliciosas páginas sobre mudanças, encontros, desencontros e a intensidade de uma amizade.

Ainda vou dar mais um empurrãozinho: assista ao trailer aí embaixo. Se ainda assim não sentir uma vontadezinha de ler, eu deixo você desistir (olha que tem a fofa da Anne Hathaway). :P


SkoobE-book

2 comentários:

  1. Eu vi o filme com minha cunhada, achei que eu ia gostar mais. Mas ainda quero ler o livro, os livros sempre melhores...

    ResponderExcluir