Bullet Journal

Desagenda Antissocial da Aff The Hype


Se você veio parar aqui, provavelmente quer saber mais sobre como funciona esse tal de Bullet Journal - também chamado de BuJo* pelos mais íntimos - que todo mundo tanto fala. Eu também fui/sou uma dessas pessoas. Mas como notei que, para se aprofundar no assunto é necessário várias horas de videos de youtube (que nem sempre estamos com paciência para ver), resolvi criar um guia que pretende falar de todos os detalhes, mas de forma rápida e precisa, respondendo perguntas e auxiliando você a criar o seu primeiro Bullet Journal. 

* (Leia-se Bu-Jo, Renata. Não Bucho!) 

•  O que é Bullet Journal? 

É um sistema de organização inventado por Ryder  Carrol, uma versão mais eficiente da tradicional agenda ou dos mais modernos planners. Nele você pode organizar as coisas que precisa fazer, eventos, tarefas, lembretes e diversas outras coisas que precisa lembrar, ou simplesmente que quer deixar registrado; tudo de forma rápida e sem complicação. Fácil de consultar, fácil de bater o olho e saber a próxima tarefa a realizar. 

Sério, quando você perceber como é genial e como serve pra todo mundo de uma maneira diferente, vai pensar "porque ainda não sabia da existência disso?" e querer espalhar pelos quatro cantos essa ideia.

Recomendo fortemente que você assista o video Original para entender melhor como funciona a base de tudo: Como criar um Bullet Journal (4:11) - ative as legendas em português.

•  Qual o motivo de tanto sucesso? 

Ele faz tanto sucesso porque ele é um método maravilhoso para se organizar mas também por que ser  100% customizável e adaptável a SUA necessidade pessoal. A ideia iniciou como um simples sistema de anotações, em caderno comum e caneta esferográfica e funciona perfeitamente se você quiser fazer ele assim. Mas como pessoas criativas tiveram a excelente ideia de decorar, a coisa tomou proporções realmente gigantes e, hoje em dia, existem incontáveis ideias de decoração no Pinterest, blogs, canais de youtube e contas no instagram que falam somente sobre o tema. E os materiais envolvidos atingiram também aquelas pessoas que são doidas por artigos de papelaria. Ou seja, ele virou uma ferramenta que conseguiu reunir uma maneira de agilizar sua vida e extravasar a criatividade ao mesmo tempo.


Como funciona?

Sabe como a agenda vinha com todos aqueles dias pré-organizados e tinha dias que você simplesmente ignorava, deixava passar compromissos e as coisas pareciam nunca render? E se você termina uma tarefa e fica vários minutos tentando lembrar "o que era mesmo que eu precisava fazer também?" acredite, ter um BuJo vai lhe ajudar MUITO a ser mais eficiente. 

O ideal é que você possa escolher um "caderno" que você possa carregar com você durante o dia todo, sempre aberto para que você não esqueça de nada que precisa fazer, bem como, ir marcando o que já fez. 

E as pessoas usam pra organizar tudo: trabalho, lazer, gravidez, casamento, viagem, organização da casa, cuidado das saúde física e mental, e tudo o mais que você imaginar, cabe aqui.

Quais as partes que compõem o BuJo? 

1. INDEX  ou ÍNDICE
É onde você coloca onde fica cada coisa do seu Bujo. 
2. KEYS  ou LEGENDA
Esse é o sistema que você usar para cada tarefa, evento etc dentro do BuJo. Existe um sistema original e muita gente adicionou novos sinais, inclusive adicionando cores. A princípio, eu utilizo o original, já que estou no começo dessa jornada e quero ver como funciona.
. Tarefa
- Notas
° Evento
x Tarefa finalizada
> Tarefa Migrada para Coleções
< Tarefa remarcada no Registro Futuro
3. FUTURE LOG ou REGISTRO FUTURO
São anotações sobre o ano inteiro em duas ou quatro páginas. A ideia é que, toda vez que você for iniciar um novo mês, você dê uma olhada no que já está previamente ali para se organizar 
4. MONTLY LOG ou REGISTRO MENSAL
É a primeira página do seu mês, onde você vai organizar de modo geral e bem compacto tudo que precisa fazer naquele mês e, conforme for criando as semanas ou dias, vai passando as informações para lá. (Muitas pessoas não utilizam essa página, ou utilizam junto com a semana de modo mais compacto que o proposto originalmente) 

5. WEEKLY LOG ou REGISTRO SEMANAL / DAILY LOG ou REGISTRO DIÁRIO
 Aqui você vai escolher, conforme a sua necessidade, se prefere separar por semanas ou dias suas anotações. A maioria das pessoas tenta colocar em duas página a semana inteira, dessa maneira o espaço fica relativamente bom e você tem uma visão da semana toda de afazeres. 
Eu particularmente, uso colocar todos o mês  em duas páginas ao invés de dividir por semanas. Eu tenho muito pouco a anotar em casa. Já o BuJo que utilizo no trabalho, é dividido por semana e é bem prático.  
7. COLECTIONS ou COLEÇÕES 
Essa é a parte mais divertida  de todas. Algumas pessoas utilizam de modo simples para organizar projetos que necessitam de mais atenção, como um trabalho de faculdade, por exemplo. Mas a grande maioria agora utiliza como anotações de coisas diversas durante todo um ano, por exemplo:
- Controle de Humor
- Controle de Horas de Sono
- Filmes
- Séries
- Livros
- Receitas
- Gratidão
- Quero / Preciso
- Metas do ano
Para visualizar melhor, fiz um arquivo em PDF com o meu BuJo como exemplo.

Todo um aparato de coisas que envolvem o BuJo:

Decorar ou não, vai depender de você e do seu estilo. Tem quem prefira o estilo minimalista e limpo e outros fazem muito colorido, com muito desenho, adesivos e etc. Mas se procurar pelo assunto, você vai se deparar com essas coisinhas abaixo: 


* Caderno pontilhado:  Se você quer a opção prática e simples, pegue qualquer caderno de folha comum e use canetas esferográficas. Mas se você quer investir mesmo, você vai querer uma folha mais grossa e pontilhada. O pontilhado é melhor para fazer seus desenhos e linhas a mão livre e a folha mais grossa vai permitir que as canetas hidrográficas e marcadores não passem para o outro lado da folha. No Elo7 você encontra também folhas pontilhas e mais fininhas, o preço é bem menor. Já os cadernos com folha mais grossa, conheço dois: Aff the Hype (que é o meu) e Zaená (que é o da Karine). Mas existem diversos locais na internet para comprar. Por regra geral, procure por gramatura acima de 90g e o resultado deve ser satisfatório.

* Canetas Hidrográficas e marcadores: parece a marca mais queridinha de canetas é a Stabilo, uma marca alemã que realmente é de boa qualidade e as cores são maravilhosas. Mas o preço é bem salgado. Mas claro que existem produtos com preço mais acessível no mercado como Faber Castel e Compactor, cuja qualidade é bem conhecida. Tenho várias da Leo e Leo, cuja qualidade é um pouquinho inferior, mas mesmo assim dá conta do recado.

* Hand Lettering / Caligrafia: outra coisa que você vai se deparar logo quando começar a procurar sobre Bujo, é Hand Lettering. Parece que a caligrafia é mais uma coisa resgatada nesse mundo moderno e além de enfeitar o BuJo também estão por aí em cartazes, paredes etc. Necessita um pouco de treino, mas já existem livros e videos no youtube ensinando a técnica. Se você curte trabalhos manuais, anota ai na sua lista de coisas a aprender porque é muito gostoso de praticar. 

* Canetas Ponta Pincel: São as canetas utilizadas para caligrafia. Elas são bem bacanas; conforme o nível de pressão sobre o papel, você consegue um traço fino ou grosso, o que é essencial para o efeito da caligrafia. Sobre as marcas, os preços das canetas de boa qualidade também são um pouco salgado. Marcas mais citas são: Tombow, Sakura Pigma, Sakura Koi, Posca dentre várias outras. O melhor é dar uma pesquisada antes de comprar porque o preço é um pouquinho salgado para se arrepender.

* Cores em tom pastel: os marcadores estão super na moda, mas não aquelas cores vibrantes que você sempre usou viu por ai. Alguém teve a brilhante ideia de criar tons pasteis para essas canetas e posso garantir que o resultado é bem mais agradável aos olhos. Aqueles bloquinhos de post it também seguem a mesma regra das cores. 

* Washi tapes: são bem famosinhas e você vai ouvir muito falar nelas. Na verdade são fitas japonesas feitas de papel arroz, que são bonitas e fáceis de usar. 

* Doodles:  a definição de doodles é - a grosso modo - um rabisco feito ao acaso, mas em relação ao bullet journal, são desenhos pequenos e, geralmente, fáceis que são usados para enfeitar o seu caderno. Feitos com canta hidrográfica 0.4 mm dão um toque bem delicado. 

* Adesivos:
Se você não tem muito jeito com desenho, mesmo os mais simples, existem vários sites de blogueiras que fornecessem vários baratinho ou até de graça. Plantinha, flores e cactos estão super na moda. 


Como ajudinha final, juntei várias inspirações em pastinhas do Pinterest e deixo pra vocês seguirem, tem de tudo; desde inspirações para planejamento semanal, ideias para coleções e até tutorial de doodles. Siga e inspire-se.


• IMPORTANTE RESSALTAR:

Toda essa liberdade para criar e decorar pode SIM dar um nó na cabeça da gente. Eu mesma, quando comprei, não conseguia decidir as coleções, e fui adiando o início por medo de riscar naquelas folhas perfeitas e não conseguir deixar bonitinho. Eu treinei em um caderninho velho que tinha por aqui durante quase uma semana até conseguir criar coragem de passar pro meu Bullet verdadeiro. Mas como a minha amiga Chris Guedes (obrigada, honey) me disse, a dica é: relaxa. A intenção é que ele facilite a sua vida. Se ele estiver trazendo frustração ao invés de agilidade, repense a  maneira que você está lidando com isso. Faça o mais simples que conseguir e vá evoluindo com o tempo.


Um comentário: