Jardim de Sombras - V.C. Andrews

A Saga dos Foxworth - Livro 5

A desgraça ainda não havia se instalado naquela casa quando a estranha Olivia chegou à Virgínia como noiva de Malcolm Foxworth. Finalmente, na companhia do seu charmoso marido, ela poderia encontrar a felicidade pela qual tão ansiosamente esperara. Porém, por aquela mansão sombria, cheia de cômodos estranhos, começou a espalhar-se a bruma de uma maldição. É que numa inocente criança vivia um segredo assustador, um segredo que iria manchar o orgulho dos Foxworth e perseguir suas vidas para sempre.

Jardim de Sombras foi escrito por um autor substituto, contratado pela família da autora após a sua morte, para que a história terminasse de forma satisfatória; e conta a história de Malcom e Olivia, avós das crianças, sendo contada pelo ponto de vista de Olivia através de um diário.

O livro faz revela segredos que as crianças que seriam trancadas no sótão jamais conseguiriam imaginar, mas que explicam muita coisa sobre os acontecimentos que se seguiriam. Contudo, o novo autor não conseguiu seguir a risca a mesma receita da autora original, deixando algumas pontas soltas ou pior, não conseguindo muitas vezes ser fiel aos personagens, ora mostrando atitudes que eles não demonstravam ter, ora deixando de fora certas atitudes muito presentes na personalidade nos livros anteriores. 

Como exemplo, o livro tenta demonstrar Olivia como uma boa pessoa que se tornou amarga com a vida, mas a mesma não demonstra exatamente os traços de fanatismo religioso tão fortes no primeiro livro, além de diversos outros detalhes.

Ao mostrar como tudo começou, a série deveria explicar vários fatos, mas infelizmente a grande quantidade de contradição acaba por manchar esse final que poderia sim, ser brilhante. A ideia principal é válida e explica muito, porém, poderia ter sido melhor elaborada.

7 comentários:

  1. Quero comprar ou trocar esse livro, será que eu encontro?

    ResponderExcluir
  2. Lorena Correia Encontrei na estante virtual por 245,90. Estou procurando os espinhos do mal. Vc tem?
    anselmampaiva@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Queria comprar onde vende
    Nao acho ele em lugar nem uma me ajudem

    ResponderExcluir
  4. Queria comprar e não acho... Qual o nome do autor?

    ResponderExcluir