As Horas Distantes - Kate Morton

Uma carta entregue com 50 anos de atraso é o ponto de partida de As horas distantes. Intrigada com a reação da mãe ao receber a carta, assinada por uma certa Juniper BlytheEdie Burchill passa a procurar respostas para os enigmas que envolveram a juventude de Meredith Baker. Intercalando as incursões de Edie ao passado da mãe, uma jornada que a leva à Segunda Guerra, e relatos sobre as excêntricas irmãs Blythe, a autora engendra uma trama repleta de segredos que conduz a um final surpreendente.

Depois de terminar "O Jardim Secreto de Eliza", nenhum livro me parecia atrativo. Mas foi então que a solução veio quando li a descrição deste outro livro da mesma autora. Ele parecia ter o mesmo estilo e dinâmica, misturando passado, presente, segredos, mistérios, romance. Foi uma boa saída e uma solução acertada, " As horas distantes " se revelou outro ótimo livro.

Novamente me senti envolta pelo ar intrigante que só Kate Morton sabe criar, com personagens tão reais que aprendemos a conhecer cada traço de suas personalidades, o que nos leva a ficar completamente apaixonada por cada um deles.

O livro reserva várias surpresas, algumas mais surpreendentes, outras mais previsíveis. O fato é que nos sentimos muito impelidos a comentar. É o tipo de livro muito indicado para leitura em um Clube de Leitura, por exemplo, pois são muitos os detalhes para serem comentados e é preferível que isso vá acontecendo durante a leitura - para que nenhum detalhe escape.

Outro aspecto interessante no livro é o conteúdo histórico. Este nos leva para dentro da Segunda Guerra e é possível conhecer vários detalhes que foram vividos pela população como o blackout, a evacuação das crianças para o campo, o racionamento de alimentos, dentre outras coisas. É como aprender história da maneira mais interessante possível.

O livro só perde um pouco do brilho pelo fato de a maioria dos mistérios terem sido deixados para ser desvendados no fim, ao contrário do primeiro já citado, onde isso vai acontecendo gradativamente, aguçando ainda mais a curiosidade do leitor.

De qualquer maneira, uma leitura muito agradável e e uma história muito bem escrita, cujos detalhes ficam ecoando em nosso pensamento por muito tempo depois da leitura ter terminado.

Terminar a leitura de "As horas distantes" nos traz uma nostalgia que é ao mesmo tempo é gostosa e triste, mas não consigo cogitar a ideia de passar a vida sem conhecer essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário