O Jardim Secreto de Eliza - Kate Morton

Em 1913, um navio chega à Austrália direto de Londres, trazendo com ele uma menina de quatro anos, absolutamente sozinha, sem um acompanhante adulto sequer. Com ela, apenas uma pequena mala com um livro de contos de fadas. O mistério de quem era a bela garota, que dizia não lembrar seu nome, e de como chegou ao porto, jamais foi desvendado. Em suas memórias ela trazia apenas a imagem de uma mulher que ela chamava de a dama ou a Autora e que dizia que viria buscá-la. Muitos anos depois, em 2005, na cidade australiana de Brisbane, a doce e reservada Cassandra herda de sua avó Nell uma casa na Inglaterra. Surpresa, ela descobre que a casa esconde as origens de sua avó, que foi uma vez a bela menina sem nome perdida no porto.

Por mais incrível que possa parecer, esse livro foi uma indicação de Ashley Clements (The Lizzie Bennet Diaries). Lembro vagamente da atriz ter respondido uma pergunta de uma fã afirmando que gostaria de ver/estar no filme baseado nesta obra. Como eu nunca tinha ouvido falar nessa história, fiquei intrigada com o fato dela afirmar que era tão boa e resolvi adicionar à lista de leitura. Bem, vou amar essa atriz para sempre.

Em primeiro lugar, não confunda "O Jardim Secreto de Eliza" com "Jardim Secreto" - o livro de colorir -  nem com "O Jardim Secreto" - o livro infantil - mesmo que este último tenha tanta semelhança que, a princípio, achei que se tratava da mesma história só que publicada em versões adulto e infantil.

No início, a leitura é um pouco confusa, devido a nossa falta de intimidade com as personagens e a história não seguir uma ordem cronológica. Mas, aos poucos vamos entendendo a história que vai ficando cada vez mais interessante, vamos descobrindo novas pistas, bolando nossas teorias e querendo ler sem parar.

Faltam palavras para descrever a grandiosidade e beleza dessa história, mas nada falta à autora. Esta criou uma história tão bem elaborada e amarrada  e a apresentou de forma tão brilhante, que não conseguimos pensar em nenhuma outra maneira de contá-la tão bem, de fazê-la tão interessante. 

No fim, estava tão apaixonada pelas personagens e pela escrita, que não sabia se procurava outro livro da autora ou recomeçava a leitura, já sentindo saudade de todos, não querendo que terminasse nunca.

Meu desejo é que todos possam conhecer, se intrigar e se apaixonar por esta história como fiz. Permitam-se deliciar-se nessa história. E voltem para comentar comigo. 

4 comentários:

  1. O que eu posso dizer/escrever sobre o livro? Agradecer pela indicação, saborear essa experiência incrível que foi ler essa obra, que nos acompanha depois da conclusão. Ter a companhia dessas três mulheres fantásticas que conduzem a estória. Essa autora é maravilhosa. Eu nem sei mais o que dizer.

    ResponderExcluir
  2. Estou emocionada sabendo que outras pessoas também tem o mesmo sentimento que eu tenho por esse livro que é tão maravilhoso. Li A casa das lembranças perdidas que é da mesma autora e também amei,mas não tanto quanto esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, descobrimosnmais uma!
      Eu já li quase todos os outros que a autora escreveu, todos são excelentes, mas o jardim continua sendo meu favorito.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir