Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

      Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

      Atenção pessoas aficionadas por histórias medievais: este é um livro que você não pode deixar  de ler. E nem é por que o livro, juntamente com os livros subsequentes, foram adaptados para o seriado de sucesso da HBO. 

      Devo confessar que antes das Crônicas de Gelo e Fogo - título da série de livros escrita por Geroge R.R. Martin - nunca tinha muita coisa na temática medieval, mas fui definitivamente conquistada por esse mundo. Acho que o perigo eminente de guerras e a violência me conquistaram um cado.

      O autor da série, que possui até agora cinco livros e tem um sexto à caminho, era redator de cinema e, cansado de ter sua criatividade tolhida por orçamentos reduzidos, resolveu fazer sua própria. Eu diria que esse senhor do qual eu vos falo, de aparência bonachona e barba branca, não tem nada de bonzinho.


   Eu explico.
George R.R. Martin

  Se você tem um coração frágil e uma tendência a se apegar demais aos personagens, cuidado. Sem dar muitos spoilers, G.R.R. Martin é conhecido pela sua falta de compaixão com seus personagens e leitores. E em  A Guerra dos Tronos, não há personagem na minha opinião que não mereça destaque. Eles são todos extremamente bem escritos, profundos e de moral cinza. Não há um limite certo de "mocinhos ou vilões", apesar de haver uma certa tendência para cada um dos lados. Eles são divididos em famílias, e dentre estas, as mais poderosas são responsáveis por um reino, um tipo de estado que está subordinado ao Rei Robert Baratheon, que comanda ao todo sete reinos.

   Há aqueles que reclamam do excesso de personagens e da genealogia dos mesmos, o que pode em certas vezes ser um tanto enfadonho, mas essencial para a narrativa. A linguagem é fácil e ele não costuma usar palavras alheias ao nosso cotidiano, um fato que me fez particularmente gostar mais deste livro do que de muitos outros com a mesma temática, que insistem em usar linguagem rebuscada.  O fato da história ser dividida em pontos de vista - cada capítulo foca em um personagem - ajuda o leitor a se localizar na história, já que muitas coisas ocorrem ao mesmo tempo em diversos pontos do reino, algumas mais, outras menos relevantes para a trama principal, mas que futuramente tornam-se acontecimentos chave. 

   Personagens femininas foram uma surpresa para mim. Fui munida de um certo preconceito, admito, ler o livro pensando que as mulheres seriam retratadas como propriedades dos Senhores, mas me enganei. Cersei Lannister é uma "vilã" maestral, uma verdadeira leoa, que faz jus ao título de Rainha. Arya Stark é uma tomboy que detesta ser uma dama e adora lutas com espada, e sofre discriminação por isso. Daenerys Targaryen, uma filha de um rei usurpado, que é obrigada a casar-se com um Senhor dos Cavalos dothraki para que o irmão ganhe um exército. Vendida para um povo que não conhece a cultura nem a língua, estuprada pelo marido que é um guerreiro brucutu grotesco, ela acaba tornando-se muito mais que você espera.

   Mesmo que você não goste de guerras e política - sim, o livro é praticamente regado a politicagem e artimanhas, sugiro que dê uma chance. Uma leitura viciante e uma história que surpreende muito mesmo. Virou minha paixão.

5 comentários:

  1. Eu queria muito ler, mas fiquei com preguiça depois que já vi as 2 temporadas (e com a terceira a caminho).

    Ainda assim, vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito, Manu. A primeira temporada é basicamente o livro, mas a segunda perde muita coisa legal. E a escrita do GRR Martin é espetacular. Eu recomendo.

      Excluir
  2. Muitas pessoas já me indicaram, mas confesso que tenho medo que seja um pouco forte pra mim. Mas é tanta gente me garantindo que é bom, que vou precisar conferir.

    ResponderExcluir
  3. ah, e é altamente recomendável a leitura desses livros em e-book. O livro físico é simplesmente ENORME!!! Aliás, todos eles são enormes. o.O

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita para falar, porque sou grande fã do gênero e da trama. Tenho um adendo a fazer apenas na questão do estupro. Apesar de na série Dany ter sido realmente estuprada por Drogo, no livro a relação deles é mais suave, apesar do casamento ter sido arranjado.

    ResponderExcluir