Paixão e Liberdade - Flavia Cristina Simonelli

Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha.

Esse livro chegou até mim por acaso. Por recomendação de uma amiga, fui conhecer uma lojinha que estava vendendo livros de novos autores a preços bem acessíveis. "Paixão e Liberdade" foi um dos vários escolhidos neste dia. Resolvi ler sem esperar muita coisa. Achei que a história poderia ser arrastada ou cansativa e estava preparada para o pior - preconceito que sempre temos quando não conhecemos o autor - mas o livro me surpreendeu.

A história a princípio parece simples; fala de pessoas e suas vidas. Particularmente, adoro uma história voltada às personagens bem construídas, seus amores, caminhos escolhidos, suas personalidades e esta é exatamente assim. 

Cada uma das pessoas que aparece no livro ganha tantos detalhes, que realmente parecem reais e nos cativam. E em seguida nos pegamos curiosos sobre o que vem depois na narrativa delas, que sentimos que até poderia ser a nossa. 

Além de tudo, o texto é bem escrito. Dá pra notar que a autora se dá bem com as palavras e que recheia o livro com belas frases que dá vontade de quotar depois. Uma leitura leve, que traz uma sensação de calma e nos faz refletir.

"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sido, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sido tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o começo."

SkoobE-book

Nenhum comentário:

Postar um comentário