Motivos perfeitamente plausíveis para odiar a saga de Stephenie Meyer. parte 2

Vamos continuar a crítica dessa saga super overrrrrr-rated



2-Uma personagem principal completamente desestruturada.

1- Bella é descrita como uma adolescente responsável no inicio do livro, que cuidou da mãe louca etc.. etc... Me diz que tipo de responsabilidade tem uma pessoa que corre tantos riscos pra namorar um vampiro, casa na adolescência, anda em motos em alta velocidade, namora escondido, dentre outras coisas que não é preciso citar.
2- Durante toda a saga Bella não apresenta nenhuma característica sobre sua personalidade e o que quer fazer de sua vida. Nunca é citado se ela gostaria de ter uma carreira, que tipo de música ela curte, o que gosta de fazer... Ela nasceu para servir e idolatrar Edward... Porque ela não existe sem ele, já que uma de suas poucas características citadas é a baixa estima. Ela prefere morrer a perder o Edward, literalmente. Acho que isso diz tudo.
3- Sinceramente eu não entendo o que Edward pode ter visto de tão extraordinário numa menina tão sem graça e sem personalidade, o que prova que ele também não é grande coisa.

3- Romance escrito de forma machista, irreal e wtf.

1- Como eu já disse, a Bella não tem expectativas de vida próprias. O mundo dela gira em torno do Edward, nada mais importa, nem escola, nem amigos, nem família. O mundo dela é o Edward. A menina tem 17 anos, deveria estar pensando em faculdade, em ser alguém, mas ao invés disso ele está pensando em se casar e parir uma filha meia humana meia vampira com Edward. O que condiz mais uma vez com o estilo religioso de vida da autora, parece que ela se projetou na personagem. Resumindo a Bella não existe, ela está ali para mostrar como o Edward é maravilhoso.
2- Edward fica com a parte irreal da situação. Além de ser um ser cintilante cheio de amor pra dar, ele sempre tem a coisa certa a dizer para meninas sem personalidade como a Bella. Ele se recusa a fazer sexo com ela, mesmo que ela implore, porque primeiro eles precisam se casar. Porque claro, todo homem precisa de uma aliança pra querer transar e todos eles se preocupam com isso. Mais uma vez entra o moço reprimido em cena, que põe sua moralidade acima de seus desejos carnais. Sem contar, que me surpreende que isso era para ser um par ideal. Eu não conheço nenhuma mulher que gostaria de ter que implorar para o homem dos seus sonhos fazer sexo com ela, mas tudo bem, gosto é gosto, na cabeça da Steph isso deve ser lindo.Porém pra mim, o Edward parece mais uma mocinha careta e inexperiente do que o deus grego e sensual que as menininhas pintam, mas mais uma vez, gosto é gosto.
3- Além do casamento cedo, o que todo adolescente quer é um bebê claro. Não existem preservativos nesse mundo, ou anticoncepcionais. Ah é mesmo, esqueceram de informar que a personagem principal é uma projeção de sua autora religiosa.
4- Mais uma distorção de mitologia: Como um vampiro que é um ser morto, engravida alguém? E para completar tem uma filha monstra que nasce com dentes e suga a própria mãe? Mais uma vez: isso era para ser um romance?
5- Se tornar uma vampira foi um ato extremamente doloroso para Bella, ela sofreu por dias em silêncio, para não atormentar seu amado Edward. Mais um indício machista de repressão. Desculpem o vocabulário, mas puta que pariu ela escolheu ficar vampira por causa dele e agora não pode atormentar o coitadinho com seu sofrimento? Vai te foder Stephenie. Você leva os chinelos pro marido, quando ele chega em casa?
6- Jacob se apaixona pela Esme,a filha mosntrinha. Isso não só se trata de um momento “what the hell is that?” como também de um momento pedofilia, levando em consideração que ele vê a menina nascer, crescer e tal. Verdadeiros laços de família, primeiro ele pega a mãe, depois a filha e tudo isso soa perfeitamente normal na saga.
7- Não há explicação nenhuma para toda essa nova mitologia criada acerca dos vampiros e lobisomens e quando há, são desmentidas nos próprios livros mais tarde. Parece que a autora não lê o que escreve, ou acha que seus leitores são burros ou ela é burra. Ou as três coisas. Para demonstrar isso, vou retirar um trecho que peguei em Twilight haters, exemplificando o que critiquei:

E agora uma das únicas regras que Meyer apresentou claramente como ‘regra’. Em Amanhecer, Jacob pergunta a Carlisle se o veneno de vampiro poderá salvar Bella, o doutor responde que “já viu o veneno de vampiro fazer milagres”. Para ilustrar chegam a citar Esme, que tinha o corpo parcialmente mutilado depois de cair de um precipício e ainda assim consegue ser salva. A única regra existente, a única exigência/condição para que a pessoas seja salva pelo veneno de vampiro é que o coração esteja batendo quando a vítima for mordida. Mas quando finalmente Edward mordeu Bella, seu coração já havia parado de bater.


“- Você acha que existe alguma chance dela fazer isso? Digo, como um vampiro e tudo mais. Ela contou sobre… sobre Esme.”
Eu diria que ainda tem uma chance neste ponto,” ele respondeu calmamente. “Eu tenho visto veneno de vampiros fazer milagres, mas tem situações que nem o veneno pode superar. Seu coração está trabalhando demais agora; se ele falhar… não haverá nada que eu possa fazer.”(MEYER, Stephenie, Breaking Dawn)


4- O tempo todo se fala em romance impossível e sinceramente eu não vejo impossibilidade nenhuma nesse relacionamento. O fator humana/vampiro seria um problema se Edward fosse um vampiro real (Lestat e Angelus vão acabar com sua raça Eduardo.), se Bella tivesse alguma vida sem ele e não quisesse abrir literalmente de sua vida em prol do romancezinho com o chupador de ovelha e se ela ligasse pelo fato da família ser contra. Mas como Bella abre mão de tudo e de todos por Edward e ele mais parece uma Maria (de A Noviça Rebelde) cheia de super poderes para protegê-la, eu não vejo nada demais no relacionamento deles. Afinal nem sexo com ela, ele quer fazer, qual o perigo?

5 comentários:

  1. Eu consegui ler três e o que posso dizer: É cansativo. Falta emoção, falta plot, falta o elemento surpresa. Essa autora tentou escrever o que na cabeça dela seria o melhor romance de todos os tempos, mas falhou miseravelmente. Bella e Edward deveriam se amar mais que tudo, mas essa amor não os fez mais corajosos, mais nobres, ao contrário só os fez vazios e sem perspectivas. Sem contar que Bella é totalmente dependente emocionalmente do Edward. E o mais assustador é que ela sente o tempo todo que não o merece, que não é boa o suficiente pra ele. Ele a abandona por meses e mesmo assim ela aceita ele de volta feito um cachorrinho quando ele resolve voltar.

    Um livro de vampiros deveria ter sangue, ação, perigo. Bem, isso não existe na série, já que é um livro de meninas. Quando a tensão aumenta os volturi simplesmente deixam eles irem embora. E na briga entre os novos vampiros e aqueles que protegem a Bella, a ação não é mostrada. Bem conveniente.

    Minha dica é: gosta de vampiros? Leia Annie Rice. Gosta de romance? Leia qualquer um desses baratinhos de banca. Sério, se você gosta de Crepúsculo pelo romance vai ir a loucura com qualquer um desses. Até nesses livros as personagens são bem melhor construídas, enfrentam desafios maiores e vou contar um segredo: tem cenas de sexo neles.

    ResponderExcluir
  2. Item 8 matou a pau.
    Comentário da Cris também.
    euihsuihuiahe

    ResponderExcluir
  3. Me incomoda mto esse neo machismo que tá avançando mto hj em dia, na cultura pop. É assustador imaginar qtas gerações de meninas vão confundir essa auto anulação de personalidade e dignidade com comprometimento amoroso. Abnegação, altruismo são coisas mto, mto diferentes do que essa falta de amor próprio.
    Terrivel!

    ResponderExcluir
  4. Acho que na cabeça da Stephenie ela quis criar uma personagem que mesmo sendo feia e burra vai conseguir um principe encantado. E as menininhas do mundo se identificariam. Mas ser totalmente desprovida de qualidades já é forçar a barra, parece que a autora faz questão de dizer que a Bella é feia, que é ela não é muito inteligente, que ela não vê graça nas coisas, pqp, nada agrada essa guria, ela odeia sair com os amigos da escola, odeia programas de "meninas", odeia conversar com o pai, odeia responder emails/falar ao telefone com a mãe. A única coisa que ela gosta é Amar o Edward e mesmo assim acha que não o merece.
    Li os 3 livros e a Bella não queria casar não, ela dizia que era um absurdo casar na idade dela, por mais surpreendente que seja, ela ponderou nesse aspecto. Porém, ela queria incostentavelmente ser transformada em vampira (pais e amigos she don't give a fuck), e queria fazer sexo com ele enquanto fosse humana, mas para Edward isso é um absurdo, por isso ele propôs o casamento, ele tem uns 100 anos e é virgem, e ela como uma boa moça submissa aceitou a proposta.
    Não li Amanhecer e odeio o tal do IMPRINT do lobo com o bebê, por mais que eles expliquem que enquanto Renesme (Reneé + Esme = brega much?) for criança o sentimento dele será de proteção. Você ficar esperando um bebê crescer pra se envolver romanticamente com ele, é doentio em minha opinião.

    ResponderExcluir