A Menina que Não Sabia Ler - John Harding


A Menina que Não Sabia Ler - John Harding

"1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?"

Comprei "A menina que não sabia ler" porque gostei da descrição e continuei curiosa mesmo depois de ler várias opiniões negativas sobre o livro. Acabei gostando bastante da história que tem uma narração e um ritmo muito gostoso que faz você "devorar" o livro.

No início é tão singelo que cheguei a achar que o livro poderia ser lido tranquilamente por crianças, inclusive ficando nostálgica relembrando quando eu mesma tinha 12 anos e me escondia no meu próprio mundo para ler. Mas então as coisas mudam e me vi de boca aberta nos últimos capítulos.

Achei irônico que a menina se considera tão inteligente mas só descobriu o segredo sobre a identidade da preceptora no final, enquanto a maioria dos leitores, assim como eu, deve perceber logo em seguida que o mistério é lançado. Aliás, você precisa ficar atento já que muitas das respostas não são dadas diretamente, mas sim nas entrelinhas e até o desfecho pode ter várias interpretações.


Se alguém ler, por favor venha comentar comigo, pois fiquei louquinha para fazer isso mas não quero dar spoiler pra ninguém.

SkoobE-book

4 comentários:

  1. me interessei, mas tenho taanta coisa pra ler ainda :/
    se eu ler te aviso heuehe e ai pode dar spoilers a vontade :D

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada nesse romance, pela descrição parece mto legal.
    Tem um jeito de romance gótico do inicio do sec. 19. Jane Austen iria gostar mto, rs.

    Tb gosto de spoiler, Cris.

    ResponderExcluir
  3. Ana, até hoje eu sou doida pra discutir esse livro com alguém. O final tem dupla interpretação. Não posso dar spoiler porque tira toda a graça do livro, mas é muito legal. Eu adorei a história.

    ResponderExcluir
  4. Olá, nos temos um clube do livro (http://clubedolivrotb.blogspot.com/) e o livro que vamos discutir neste mês será exatamente este!
    Dá uma passadinha lá e conversa com os nossos integrantes ^^

    Beijokas

    Ps: Vc sabe onde posso encontrar esse livro para baixar? Se souber me manda um e-mail, pois meu livro está para chegar (comprei pela internet) mas está demorando muito e preciso começar a leitura dele. Não encontro em nenhum lugar o download!
    (aline.gassenferth@gmail.com)

    ResponderExcluir