Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marques


Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marques

A solidão se manifesta de diversas maneiras. Seja na impenetrável escuridão de um cômodo. Seja no angustiante silêncio da noite. Seja na inquieta multidão a caminhar lentamente pelas ruas. Ou até mesmo na inevitável realização de atividades rotineiras.

Na suscetibilidade do ser humano em ser solitário é que Gabriel Garcia Marques (1928) baseia sua obra mais famosa: Cem anos de solidão.

Lançado em 1967, é considerado a obra-prima deste escritor Colombiano. Prêmio nobel de literatura em 1982, “Cem anos de solidão” entra para os anais da literatura mundial e lança Gabriel Garcia Marques como um dos principais autores da literatura moderna.

E o título a este livro atribuído não deixa a desejar.

Em uma história cativante e mítica, em que as nuances do ser humano ressaltam aos olhos, o leitor é apresentado à família Buendía, em todas as suas gerações. Uma família condenada a viver cem anos na solidão.

É a partir do momento em que José Arcadio Buendía, patriarca da família, funda o vilarejo de Macondo, que a história ganha vida. Em uma trama contada através de um certo realismo mágico e místico, em que se perde a noção do que é verdadeiro e possível, presenciamos a evolução desta famíla desde o nada até o previsto e anunciado fim.

“Cem anos de solidão” vaga por temas como revoluções, corrupção, poder, loucura, predições, incesto e amor. Todos esses temas analisados do ponto de vista solitário dos membros desta família, amaldiçoados por carregarem o sobrenome Buendía.

Nesta obra o ser humano é visto em sua forma nua e crua, com todos seus defeitos e qualidades. Situações em que guerras são iniciadas simplesmente por orgulho egoísta; vidas estirpadas por medo do amor; pecados cometidos em nome da solidão.

Os personagens e seus dramas se entrelaçam, fazendo com que eles se fechem para o mundo e passem a apreciar cada vez mais a solidão, até seu inevitável desfecho.

O que mais impressiona neste livro é a forma mística com que o autor apresenta o vilarejo palco da trama, bem como as pessoas que lá vivem e os acontecimentos que cercam este lugar místico, criado a partir do nada por José Arcadio Buendía e sua esposa Úrsula, até o momento inevitável em que a evolução chega e muda a forma de viver das diversas gerações Buendía.

Além disso, tirando o fato de algumas situações e histórias mostrarem-se claramente irreais, é possível identificar-se com alguns dos personagens, ou simplesmente entender os motivos que os fizeram ser da forma como são e agir da forma como agiram.

Em diversas passagens do livro, confesso, fiquei completamente fascinada com o rumo tomado por alguns personagens, e o final em si me arrepiou como a muito tempo não acontecia com nenhum dos livros que li. Ainda, por diversas vezes imaginei algumas das cenas do livro retratadas no melhor clima noir através de uma tela grande de cinema.

Este é o poder que “Cem anos de solidão” causa no seu leitor. Com uma trama instigante, o leitor se vê preso a esta família disfuncional e sua incitante história, se mantendo alerta a cada pequeno e fascinante detalhe relatado, indo muito além da simples análise dos personagens.

Se você gosta de histórias e personagens complexos, com um toque de ficção mística, “Cem anos de solidão” deve, obrigatoriamente, fazer parte da sua lista de leitura.
SkoobE-book

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post, Ari, muito bom texto :)
    Eu tava na casa da Ni e comecei a ler assim, de bobs, e gostei... mas esqueci de levar pra casa. Coloquei na minha estante dos desejados.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo post Ari! Já tinha te dito, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  3. Ari, esse livro tá na minha lista de leituras porque tu já tinha falado nele. Eu já li "Memórias de minhas putas tristes" que é do mesmo autor e adoro.

    Bem vinda ao blog, honeybee.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários, meninas!

    Esse livro vale muito a pena ler.

    Cris, "memória de minhas putas tristes" é excelente também. Quem sabe eu faça uma review dele também. Gostei dessa história de fazer comentários hehehe.

    E obrigada pela recepção. Tô adorando o blog de vocês!

    ResponderExcluir
  5. NOSSO blog, bitch. E fique à vontade para fazer quantas reviews der na telha. Eu ando com preguiça, lol :D

    ResponderExcluir
  6. Que belo post, Ari!
    "Cem anos..." é um dos livros da minha vida, nem dá pra descrever o impacto que ele teve sobre mim. O único até hoje que já me fez chorar no final.

    Depois da leitura a gente nunca mais sai de Macondo e Macondo nunca mais sai da gente.

    ResponderExcluir