Motivos perfeitamente plausíveis para odiar a saga de Stephenie Meyer. parte 1

Vou dividir esse post em partes, pois são vários os tópicos a serem tratados. Espero que concordem, discordem, comentem, tudo em paz é claro :D Esse é um blog para discussão de livros, críticas inclusive.

Bom, pra quem não sabe que saga é essa, o que é difícil levando em conta o tamanho da popularidade dessa autora, (o que me lembra a música Dirty Pop do N’Sync.) vamos citar os lindos e super bem escritos , super recomendáveis (#not) livros dessa autora:

Crepúsculo.
• Lua Nova.
• Eclipse.
• Amanhecer.


O que a sinopse diz: de Crepúsculo:
Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.
Nem vou perder tempo postar a sinopse dos outros porque é perda de tempo, afinal estamos aqui para falar da realidade, não do que supostamente querem nos vender, que seria um romance de qualidade.
Vamos aos motivos pelo qual essa saga não é o que parece ser. Tanto que após algumas tentativas não consegui passar das primeiras páginas de não monótona e mal escrita essa saga é. No entanto tenho irmã mega fã e daí vem meu conhecimento para falar mal da mesma, além da ajuda de uma amiga que conseguiu terminar de ler para poder criticar com mais convicção. Também tive ajuda do Site Twilight Haters Brasi. Tendo disso isso, começaremos com o que interessa:

1- A completa destruição da imagem de um vampiro.
Para quem é fã de histórias vampirescas, como eu tenho certeza que esperava algo muito diferente quando pegou esses livros para ler. Para facilitar, vamos citar algumas características dos vampiros tradicionais que todos nós amamos.

1- São seres noturnos e discretos.
2- Sedentos de sangue, matam inocentes sem remorso.
3- São capazes de seduzir suas vitimas antes de matá-las.
4- Não tem imagem no espelho.
5- Não possuem alma e logo não tem sentimentos. Pensam somente em si mesmos. É claro que há algumas divergências nisso, porém Stephenie fugiu do controle.
6- Adoram cometer o pecado da lúxuria.
7- O sol queima sua pele, ao ponto de matá-los com a exposição prolongada.
8- São imortais, e para matá-los deve-se acertar o coração.
9- Tem uma força sobrehumana.

Agora vamos ver as características dos vampiros da Stephenie Meyer.

1- Possuem olhos amendoados. (Ai que lindo.)
2- Brilham com a luz do sol. Como assim? Eles não são seres noturnos tementes a luz do sol? Ah e para completar com o brilho vem um som de sinos, o que me lembra ainda mais a Sininho. Que tipo de medo impõe um ser brilhante?
3- Possuem poderes sobrenaturais. Edward é capaz de voar. Pular do alto das árvores feito um macaquinho.
4- Os vampiros vivem em família fingindo que são pessoas normais. Os vampiros jovens passam a eternidade estudando, vivendo a eternidade como adolescentes. Logo, mudam-se constantemente por causa disso. Fala sério! Vocês realmente acham que dá pra dar credibilidade a demônios centenários que escolhem estudar pela eternidade?
5- Os vampiros são imortais, porém uma classe de vampiros bad guys, os Volturi é capaz de matar os vampiros bonzinhos. Muito prático, não?
6- Vampiros são dotados de sentimentos, só fazem sexo com amada e somente depois do casamento. Quase não sinto influência da religião da autora aqui. Imagina.
7- Vampiros bons não se alimentam de pessoas, apenas animais. Tem algo mais sexy do que imaginar um Edward Cullen brilhante com o pescoço num veadinho? Sem trocadilho.
8- Vampiros não usam roupas discretas e de preferência pretas. Como eles podem sair na luz do sol, se vestem de acordo com a moda e são populares. Parecem mais a típica família americana. Qual a graça de escrever sobre vampiros que não assustam ninguém?

9- A própria historia é inverossímil, pois supostamente os Cullen não gostam de chamar atenção, mas Edward dá um Porsche de presente a “irmã” Alice e uma Ferrari para a Bella, que não liga a mínima porque o único propósito da existência dela no livro é amar o Edward (falaremos disso mais tarde.) E de onde diabos ele tira tanto dinheiro já que não trabalha? Prostitui o corpinho cintilante escondido de Bella?
10- Vampiros são seres reprimidos, sofrem com a vontade de morder pessoas, mas ficam só nos animais. Aiaiai...


Não percam a parte 2:Uma personagem principal completamente desestruturada.

see ya folks!

4 comentários:

  1. Já li os 3 primeiros livros e assisti aos filmes. Falar que odeio a saga seria hipocrisia da minha parte pois não odeio. Porém não tenho 13 anos como a grande maioria das fãs (agora fiquei em dúvida se isso é melhor ou pior para o meu lado, whatever). Assistindo Crepúsculo ontem eu percebi o quanto a estória é fraquinha, o texto é ruim e o plot em geral é péssimo, os livros conseguem ser um pouquinho melhores.
    Ri muito dos seus comentários ao citar as características dos vampiros da Stephenie. O brilhar no sol ao som de sinos é realmente o pior de tudo, hahaah Como tenho lido por aí:"Ele voa, brilha, dá lições de moral e mora na floresta. ou seja, ele é uma fada". A subserviência da Bella é oq mais me irrita, sem contar o fascínio que ela exerce sobre todos mesmo não tendo nenhum atrativo. O mais fascinante dos vampiros é essa coisa de ser sensual e o modo instintivo de agir.
    Fail, fail, fail.

    Adorei o ensaio Kah, esperando a segunda parte.

    ResponderExcluir
  2. Maneiro seu post, mas tem um negócio que você pode tirar:

    "E de onde diabos ele tira tanto dinheiro já que não trabalha?"

    Não me lembro em qual livro é (ou se isso só tem no filme), mas tem a explicação de que a irmã do cara vê o futuro, daí pode saber quando as ações sobem ou descem. Prever o futuro tem vantagens! hauhahuahua

    Mas ainda assim, VAMPIRO QUE APLICA EM AÇÕES?
    HAUHAHUAUHA

    ResponderExcluir
  3. Juliana, pois é, de qualquer maneira a história não fecha, tem muita coisa mal explicada hehehehe

    ResponderExcluir
  4. "Tem algo mais sexy do que imaginar um Edward Cullen brilhante com o pescoço num veadinho? Sem trocadilho."

    Mwahahahaa, essa foi demais. De fato, é tenso!

    Deve ser por isso que Damon Salvatore debocha do doce Stefan não beber sangue humano, mas gostar de sangue de filhotinhos de esquilos fofos, LOL!

    Vamos pra 2ª parte.

    ResponderExcluir