Eragon - Christopher Paolini


Eragon - Christopher Paolini
Livro 1 - Ciclo da Herança

"O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo."

Eu admito que a primeira vez que peguei nesse livro eu li umas três páginas e desisti. Mas eu lembro bem que, quando eu o tirei da prateleira para ler, eu estava com sono e fui lê-lo na cama antes de dormir. Talvez por isso não tenha me chamado tanta atenção.
Da segunda vez que parei para lê-lo, não me lembro o que me motivou a tirá-lo novamente da estante. Talvez tenha sido a consciência, que me dizia que eu o tinha comprado -e os outros dois da série- há mais de dois anos e nunca o tinha lido.
O fato é que eu o li. E a primeira coisa que eu tenho a dizer é que, diferentemente do filme homônimo, Eragon é fantástico. Me lembra muito de Legend of the Seeker, de um jeito infanto-juvenil e até inocente, mas igualmente encantador.

O livro Eragon começa com uma semelhança muito grande com o começo da série Legend of the Seeker: com uma mocinha sendo perseguida pelos caras maus, tentando proteger alguma coisa.

Os personagens principais também se parecem muito, ambos camponeses, simples e com uma ética e moral bastante aguçadas e a favor do bem.

No entanto, apesar das semelhanças entre personagens, a história em si se assemelha em algumas partes e ao mesmo tempo é bem diferente.

O camponês ainda tem que salvar o mundo de um tirano que governa o mundo, mas ao invés de contar com a ajuda de uma espada da verdade, conta com a ajuda de um dragão chamado Saphira (e o camponês, Eragon, é o seu Cavaleiro de Dragão). Aliás, Saphira é a melhor personagem de toda a trama, na minha opinião. Tem um humor ácido e extremamente fofo.

O livro tem uma leitura leve e empolgante. Alguns trechos são bem longos e até cansativos, mas quando você vê eles já passaram e você está numa parte intrigante e não quer parar de ler.

É um romance épico, com coisas mágicas, seres mágicos, fantaisa e lutas épicas com espadas (e dragões). E bom, não tem muito romance propriamente dito, mas é bonito ver o personagem principal descobrindo -a passinhos de lesma- o amor pela mocinha.

A história é bonita e o mundo foi muito bem feito pelo autor. Vale a pena a leitura deste livro e dos outros dois da série, que comentarei eventualmente.
Boa leitura! ^^

SkoobE-book

2 comentários:

  1. Golpe baixo comprar com Legend Of The Seeker. Agora fiquei doida pra ler. E olha que tá com preço bom no submarino.

    ResponderExcluir
  2. O filme não me ajudou a ter interesse pelo livro, mas agora fiquei curiosa. Vou dar uma chance qdo encontrar.

    ResponderExcluir